• Luciana Almeida

    É jornalista e tem um olhar atento sobre comportamento, arte, relacionamentos e lifestyle. Compartilha as suas ideias sempre com a intenção de criar ambientes favoráveis ao desenvolvimento das pessoas

Veja algumas habilidades para o futuro do trabalho

Publicado em 25/02/2023 às 08h00
 Jovens empresários criativos no escritório

É necessário desenvolver algumas competências essenciais. Crédito: shutterstock

Acompanho as notícias e as informações compartilhadas. Observo diariamente as transformações no mundo e no mercado de trabalho diante do avanço da tecnologia.

Muitas ações que há tempos atrás eram consideradas ficção científica, hoje são uma realidade banal. Então, para que você não fique para trás e se prepare para o futuro do mercado de trabalho, é necessário desenvolver algumas competências essenciais.

São habilidades que somente o ser humano (por enquanto) pode ter e desenvolver, tais como: pensamento crítico, ter compreensão do outro, acolher o outro e se acolher, ter adaptabilidade para se manter atuante no mundo, ter resiliência para aceitar e aprender com os momentos difíceis, saber colaborar, ter humanidade e empatia com o próximo.

Provavelmente os seus pais e os seus avós tiveram uma carreira estável, sempre trabalharam na mesma empresa e na mesma função, sem ter que enfrentar grandes mudanças no mercado de trabalho. Porém, atualmente, o cenário é completamente diferente.

Em menos de um ano já é preciso reinventar a forma de se trabalhar e isso mexe muito com as nossas emoções.

A pandemia acelerou ainda mais esse processo de transformação digital, e o que possivelmente aconteceria daqui há alguns anos foi antecipado e já faz parte da nossa realidade, como o trabalho remoto.

Por isso, uma dica: cuide e desenvolva mais o seu conhecimento e suas habilidades humanas! Aprimore-se em competências que nenhum robô poderá alcançar: ser humano. Seja.

Até a próxima!

Este vídeo pode te interessar

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de HZ.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Comportamento
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível