Administrador / [email protected]
Publicado em 18 de julho de 2023 às 17:54
O ex-jogador de futebol Romário - e senador pelo PL do Rio de Janeiro - foi internado às pressas na última quinta (13) após apresentar um quadro de infecção intestinal. O político, de 57 anos, apresentou uma melhora em seu estado de saúde e está acompanhado da família. Romário toma medicamentos intravenosos para a sua recuperação.
O senador sentiu dores na quinta passada e foi levado para o hospital. No sábado (15), usou seu perfil no Twitter para falar com seguidores sobre a internação. "Fala, galera! Essa semana fui internado para tratar de uma infecção gastrointestinal. Passei mal em casa e estou em tratamento no hospital", postou.
Mas o que seria a doença que deixou o ex-atleta de "molho"? A infecção intestinal é a presença de alguma substância tóxica no intestino, podendo ser uma toxina de um alimento estragado, um vírus ou bactéria.
"As causas da doença são vírus, com rotavírus, e bactérias, como salmonela, que encontramos na maionese estragada, parasitoses intestinais e alguma toxina de alimentos estragados. Muitas vezes não sabemos exatamente qual foi o causador da infecção intestinal", diz a gastroenterologista Mariana Pacheco, da Rede Meridional.
O especialista Eduardo Furieri, da Samp, diz que a doença também é conhecida como gastroenterite. "Trata-se de uma inflamação causada por diferentes agentes que afetam o trato gastrointestinal". O médico conta que os sintomas são variáveis, podendo ser mais brandos ou até quadros mais intensos. "Tudo depende de vários fatores, como o tipo de agente causador da infecção e o limiar de dor de cada paciente".
Romário está sendo tratado com antibioticoterapia intravenosa - administração de antibióticos direto na circulação sanguínea. A médica conta que dependendo da situação, a doença pode ocasionar muitas dores a ponto de ter que ser internado. "A internação muitas vezes é pela desidratação causada pela abundância de idas ao banheiro e vômitos, sem que o paciente consiga se hidratar pela boca", conta Mariana Pacheco.
Eduardo Furieri conta que o tratamento da infecção intestinal depende do tipo de agente causador. "Pode ser necessário o uso de antiparasitários, antibióticos e, quando necessário, até mesmo antifúngicos. É fundamental fazer uma avaliação médica com um especialista".
Entre recomendações para evitar infecção gastrointestinal estão cuidados com alimentos que podem não ter sido conservados adequadamente, beber água somente filtrada, lavar as mãos sempre após o uso do banheiro e antes de manipular e comer alimentos, além da vacinação para rotavírus e Hepatite A, quando indicada.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta