É comum que os cuidados diários de beleza sejam focados no rosto. Mas, no dia a dia e na rotina de skincare, também é necessário cuidar de outras áreas do corpo, como o pescoço e o colo.
A dermatologista Isabella Redighieri explica que a partir dos 30 anos as linhas finas e as rugas começam a ser mais notadas nessas duas regiões do corpo, pela perda de colágeno e afinamento da pele. "Além disso, vícios de posição como cabeça baixa e o hábito de dormir de lado contribuem para deixar as linhas mais acentuadas".
Outro cuidado indispensável é com a proteção e a hidratação. A falta de ambos resulta na perda de colágeno e fibras elásticas, que se reflete no surgimento de rugas, linhas de expressão e da temida “papada”. "O fotodano acelera o envelhecimento da pele, que fica mais fina e flácida. As rugas se acentuam e a perda de contorno fica mais evidente, o que piora o aspecto da papada", explica Isabella Redighieri.
A dermatologista Renata Bortolini orienta começar os cuidados preventivos do colo, do pescoço e do rosto no mesmo momento ao invés de esperar o aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento. "O resultado deste tratamento global é muito mais natural e elegante", afirma.
A médica conta que o pescoço e o colo merecem cuidados especiais, para a prevenção de manchas e rugas, e usar o filtro solar diariamente é o melhor método. "Ele é o melhor produto para a prevenção do envelhecimento. Costumo indicar o sem cor para a região devido ao contato com as roupas, um colher de chá no pescoço e duas no colo são suficientes, sua pele vai sentir a diferença", diz Renata Bortolini.
Essas áreas também necessitam de hidratação diária. "Os minutos que usamos para a realização do skincare são investimentos para uma pele de melhor qualidade, assim como no rosto, o pescoço e o colo 'pedem' cuidados diários de hidratação e também de renovação para a pele. Os produtos certos vão deixar a pele mais uniforme e viçosa", explica Renata Bortolini.
Alguns hábitos podem contribuir para o aparecimento de linhas finas e rugas nessas regiões. O uso excessivo do celular é um deles. "O vício de posição (cabeça inclinada para baixo) pode acentuar a formação das rugas do pescoço. É o que chamamos de 'Tech Neck'", explica Isabella Redighieri.
Por isso, escolher produtos específicos é fundamental para tratar as regiões. "Não deve ser muito oleoso para não causar acne. Não deve ter ativos muito concentrados para não causar dermatites. É importante lembrar de remover os cremes noturnos ao acordar para que não haja fotossensibilidade durante o dia", explica Isabella.
Também é necessário limpar o pescoço e colo antes de dormir. "Essa etapa prepara a pele para receber os ativos dos cremes, e evita a formação de cravos e espinhas pelo excesso de gordura e pela presença de resíduos de produtos como a maquiagem e a poluição do dia a dia", diz Renata Bortolini.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta