O papa Francisco nomeou Monsenhor Andherson Franklin Lustoza de Souza novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória. Em mensagem afetuosa, Dom Dario o saudou em nome das comunidades eclesiais católicas: “Estamos todos aqui de braços abertos para lhe acolher, como um presente de Deus”!
É oportuno recordar que o bispo católico é sucessor dos apóstolos de Jesus Cristo. Ele tem a missão de santificar, ensinar e governar através do testemunho da fé, da esperança e do amor. Episcopado é um serviço de bondade, justiça e verdade a ser exercido especialmente junto aos que mais sofrem. O bispo auxiliar é o principal colaborador no governo da Arquidiocese cumprindo ofícios e tarefas designadas pelo arcebispo. Decerto, um presente de Deus nesse momento de grandes desafios e sofrimentos causados pela pandemia, pelo desemprego e a intolerância.
Após a ordenação episcopal, Dom Anderson Franklin se integrará ao grupo de bispos responsáveis pela condução do Regional Leste 3/CNBB, criado em 14 de abril do ano passado, durante a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Neste novo regional, todos os bispos foram nomeados pelo papa Francisco e atuam na mesma circunscrição, o Estado do Espírito Santo.
Tais condições contribuem para o fortalecimento da identidade comum da Igreja capixaba, como a construção de uma pastoral orgânica, a partir das Comunidades Eclesiais de Base, em conjunto com os organismos de comunhão, no estudo e aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Portanto, favorecem a colegialidade na coordenação das atividades em sintonia com a CNBB e a Santa Sé, assim como a animação da dimensão social da evangelização a partir da realidade capixaba.
O novo bispo auxiliar de Vitória, Dom Andherson, é cachoeirense e sempre esteve entre nós. Conhece bem a nossa realidade, tanto eclesial, quanto social. Entrou no seminário da diocese de Cachoeiro do Itapemirim, em 1992, onde exerceu as funções de padre e coordenador de pastoral, entre outras atribuições.
Além de sacerdote e pastor, ele é mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Desde 2009, ensina Teologia Bíblica no Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia onde são formados os seminaristas das quatro dioceses católicas do estado do Espírito Santo.
Tive a honra de ser sua aluna na disciplina “Escritos e Teologia Paulina e Hebreus”, no primeiro semestre de 2018, no referido instituto. É um excelente professor! Acolhedor, dedicado e persuasivo no ensinamento da fé, ao mesmo tempo, um pastor cuidadoso. Compartilhamos algumas atividades pastorais que foram, para mim, vivências marcantes de diálogo sobre temas complexos e por ele iluminados com a luz da Palavra de Deus e do Magistério da tradição viva da Igreja.
Este vídeo pode te interessar
Seja bem-vindo, Dom Andherson Franklin! A Igreja está em júbilo por sua chegada, afinal, vivemos tempos estranhos, mas a alegria deve ser uma marca indelével da nossa fé. A cerimônia de posse será no próximo dia 4 de março, na Catedral Metropolitana de Vitória.
Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.