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É empresário da área de Educação

Atualização do corpo docente na educação contemporânea é urgente

A discrepância entre as inovações educacionais e a formação dos professores é um dos principais desafios enfrentados pelas instituições de ensino atualmente

  • João Vitor Pereira É empresário da área de Educação
Publicado em 05/07/2024 às 20h14

A pedagogia, ciência responsável pelo estudo da educação, está em constante transformação, acompanhando as mudanças sociais, culturais e tecnológicas. No entanto, enquanto a mesma avança e se adapta rapidamente às novas demandas, o corpo docente muitas vezes não acompanha essa velocidade, criando, assim, uma lacuna que pode prejudicar significativamente a jornada de ensino dos alunos.

A discrepância entre as inovações educacionais e a formação dos professores é um dos principais desafios enfrentados pelas instituições de ensino atualmente. Muitos educadores ainda se baseiam em métodos tradicionais, enquanto os alunos são expostos a novas tecnologias e abordagens pedagógicas modernas. Estudos apontam um descompasso significativo entre as expectativas dos alunos e a realidade do ensino oferecido devido à falta de atualização constante dos professores.

Segundo a pesquisa da OECD “Teachers and School Leaders as Lifelong Learners”, a maioria dos professores não recebe formação continuada adequada para incorporar as novas tecnologias e metodologias em suas práticas diárias. Ademais, um estudo da Fundação Lemann revelou que apenas 30% dos professores brasileiros se sentem preparados para utilizar tecnologias digitais em sala de aula.

Consequentemente, a falta de atualização impacta diretamente na qualidade do ensino. Alunos desmotivados, dificuldades de aprendizado e falta de engajamento são alguns dos problemas decorrentes dessa realidade. Por exemplo, em escolas onde a tecnologia é subutilizada, os alunos podem perder interesse e sentir que o ambiente escolar não está alinhado com suas experiências fora da escola.

Esse desentusiasmo pode ser ilustrado pelo aumento das taxas de evasão escolar. Segundo o relatório da Unesco, uma das principais causas desse fenômeno social é a desconexão entre o currículo e a realidade dos estudantes, que frequentemente encontram um ambiente educacional que não se adapta às suas expectativas.

Nesse contexto, a formação continuada dos professores é essencial para garantir que as práticas pedagógicas acompanhem as inovações educacionais. Programas de desenvolvimento profissional, como os oferecidos pelo PDPIT (Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Inovação e Tecnologia) e pelo Instituto Singularidades, mostram que a capacitação constante pode transformar a prática docente, tornando-a mais eficaz e alinhada às necessidades dos alunos através de um ensino mais dinâmico e interativo.

Além disso, diversas instituições têm se destacado por seus projetos de formação continuada para educadores. Estas servem como inspirações a serem seguidas, demonstrando que é possível alinhar a formação docente com as demandas contemporâneas da educação.

A Finlândia é uma referência notável, com um sistema educacional amplamente reconhecido por seu investimento contínuo na formação de professores. O mesmo inclui uma forte ênfase na autonomia e na atualização constante de suas habilidades pedagógicas.

Assim, para onde vai a docência? A resposta depende da capacidade das instituições educacionais de promover a atualização constante de seu corpo docente. Estratégias como a criação de redes de colaboração entre professores, investimento em programas de formação continuada e a adoção de metodologias inovadoras são essenciais para garantir que a educação evolua em harmonia com as demandas do século XXI.

Portanto, a escola precisa ser um espaço de inovação, criatividade e adaptação, onde professores e alunos aprendam juntos a explorar as possibilidades oferecidas pela tecnologia e pelo conhecimento contemporâneo. Somente assim, a educação poderá cumprir seu papel de transformar vidas e construir um futuro melhor para todos.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

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