Autor(a) Convidado(a)
É diretora da instituição de ensino Maple Bear Vitória

Bullying é uma realidade preocupante dentro e fora das escolas

É importante incentivarmos a compreensão do outro e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais desde a infância. O combate ao bullying é uma ação contínua que envolve professores, alunos e famílias

  • Bethânia Barcelos Lorençon É diretora da instituição de ensino Maple Bear Vitória
Publicado em 07/04/2025 às 13h31

Neste dia 7 de abril, celebramos o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, uma data que reforça a necessidade de um diálogo aberto desde a infância para construirmos um ambiente escolar mais seguro e acolhedor.

O bullying é uma realidade preocupante dentro e fora das escolas. Acredito que o combate a essa prática começa com educação, respeito e diálogo. Preparar crianças e adolescentes para um mundo mais empático faz parte da nossa missão. Não se trata apenas de ensinar conteúdo acadêmico, mas também de formar cidadãos conscientes e sensíveis ao outro.

Recentemente, a série "Adolescência", da Netflix, trouxe essa discussão à tona ao retratar os desafios vividos pelos jovens e os impactos emocionais do bullying. O programa evidencia como a falta de acolhimento e orientação pode gerar consequências profundas, tornando ainda mais clara a importância de um ambiente escolar que priorize o bem-estar dos alunos.

É importante incentivarmos a compreensão do outro e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais desde a infância. O combate ao bullying é uma ação contínua que envolve professores, alunos e famílias. Queremos que nossos estudantes se tornem cidadãos capazes de construir relações saudáveis e de intervir quando presenciarem qualquer situação de desrespeito.

A escola precisa ser um espaço seguro para todos, onde o aprendizado vá além do currículo acadêmico e inclua valores fundamentais como respeito e inclusão.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.