Você já reparou quantas palavras e expressões em inglês fazem parte do nosso dia a dia? Shopping, call, download, check-in, briefing, delivery, home office, personal trainer… são muitas! A infinidade de exemplos, no entanto, não significa que o idioma seja dominado por muitas pessoas. Pelo contrário.
De acordo com um levantamento conduzido pelo British Council, organização internacional dedicada à educação e às relações culturais, somente 1% dos brasileiros é fluente em inglês. Devido a esse cenário, o Brasil ocupa a 70ª posição na edição de 2023 do Índice de Proficiência em Inglês da EF. O estudo da multinacional de educação analisou as habilidades de inglês de 113 países e territórios.
Com esses dados, podemos concluir que, infelizmente, o ensino do inglês ainda é um privilégio para poucos. Isso porque a maioria dos cursos do idioma é inacessível para uma grande parte da população brasileira. Entre os principais motivos estão os altos valores de mensalidades e material didático.
Dada a importância desse tipo de conhecimento num mundo cada vez mais conectado, é preciso mudar esse cenário. Dominar a língua inglesa traz uma série de benefícios não só para o indivíduo, mas também para empresas e o desenvolvimento da nação.
Segundo o levantamento global da EF, profissionais com habilidades em inglês têm mais acesso à informação, a diferentes experiências educacionais no Brasil e no exterior, a oportunidades profissionais em empresas multinacionais e a salários mais altos.
Empresas com esses profissionais, por sua vez, conquistam vantagem competitiva no mercado. Elas podem apresentar produtos e serviços e fazer negócios com companhias multinacionais do mundo inteiro.
Além disso, aumentar a proficiência dos brasileiros pode impactar positivamente na economia. Isso porque países que compartilham um idioma podem aumentar suas relações comerciais em até 42%, de acordo com projeções do economista indiano Pankaj Ghemawat.
Não há dúvidas, portanto, que é fundamental democratizar o ensino do inglês no Brasil e fazer com que mais pessoas possam dominar o idioma, inclusive adultos. É errado pensar que só crianças e adolescentes podem aprender uma nova língua.
Apostar no uso da tecnologia para gerar soluções com preços mais acessíveis é um caminho que pode ser conduzido tanto por empresas quanto pelas diferentes esferas do poder público municipal, estadual e federal.
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