Autor(a) Convidado(a)
É médica psiquiatra

Equilíbrio emocional em 'Divertida Mente 2': lições para todas as idades

Todas as emoções são fundamentais para nos preparar para os acontecimentos da vida. Elas nos orientam e têm uma função, dando sentido às nossas vivências

  • Letícia Mameri É médica psiquiatra
Publicado em 21/07/2024 às 10h00

Após o sucesso estrondoso da animação “Divertida Mente”, lançada pela Disney Pixar em 2015, o anúncio da continuação do longa que conta a história de Riley, seu crescimento e as relações com suas emoções levou milhões de pessoas aos cinemas. Em Divertida Mente 2, a protagonista Riley, agora às vésperas da adolescência, passa a conviver com novos sentimentos que geralmente surgem nessa época da vida: a Ansiedade, a Inveja, o Tédio e a Vergonha. Apesar de ser um filme para o público infanto-juvenil, muitos adultos que assistiram à obra identificaram-se com as questões expostas na tela do cinema, principalmente em relação à ansiedade.

A Alegria, a Tristeza, a Raiva, a Nojinho e o Medo já habitavam o “painel de controle” no cérebro de Riley. A nova turma se junta ao grupo e rapidamente toma o controle e reprime as emoções anteriores da personagem principal. Liderados pela Ansiedade, os membros recém-chegados causam confusão e tiram o equilíbrio emocional de Riley do prumo.

Com todos os acontecimentos do início da adolescência, como a relação com os pais, a conquista de novos amigos e a aceitação por eles, o medo de errar e as mudanças corporais, as emoções ficam à flor da pele.

Filme Divertida Mente 2
Filme Divertida Mente 2. Crédito: Divulgação

Em um certo momento do filme, a protagonista encontra-se em uma situação em que precisa escolher entre as amigas de infância ou impressionar meninas mais velhas com quem conviveria no ensino médio. Pressionada com a impossibilidade de se contentar com apenas uma decisão, Riley tem um quadro bastante similar a uma crise de pânico: desconforto no tórax, agitação, palpitações, falta de ar, sudorese aumentada. Ao mesmo tempo, as emoções no “painel de controle” da personagem são impedidas pela Ansiedade de agir, até a quase pane do sistema. Nesse momento, todos se unem ao redor da líder descontrolada, despressurizando a situação.

Assim como o primeiro filme, "Divertida Mente 2" cativou a audiência adulta e mais madura justamente por ilustrar as consequências do domínio de uma emoção em relação às outras, porque precisamos do equilíbrio entre elas, fundamental para uma vida saudável. Cada emoção tem uma função específica em nossa saúde mental e nas atividades do dia a dia.

A Alegria nos motiva e nos ajuda a criar conexões sociais, enquanto a Tristeza permite que lidemos com perdas e busquemos suporte emocional. A Raiva pode ser um catalisador para mudanças necessárias, e o Nojo nos protege de perigos e nos ajuda a evitar situações prejudiciais. O Medo, por sua vez, nos alerta sobre possíveis ameaças e nos prepara para reagir adequadamente.

Em relação às novas emoções que Riley enfrenta, a Ansiedade pode nos preparar para enfrentar desafios, mas, em excesso, pode paralisar e causar sofrimento. A Inveja, quando reconhecida e gerida, pode nos motivar a alcançar objetivos pessoais, enquanto o Tédio pode ser um sinal de que precisamos buscar novas experiências e estímulos. A Vergonha, embora dolorosa, pode nos ajudar a refletir sobre nossas ações e a melhorar nossos comportamentos sociais.

Todas as emoções são fundamentais para nos preparar para os acontecimentos da vida. Elas nos orientam e têm uma função, dando sentido às nossas vivências. É crucial permitir-se sentir tristeza quando necessário, sem forçar uma felicidade constante, pois isso não é saudável. No final, o que precisamos é de equilíbrio.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Cinema Saúde mental Psiquiatra

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.