Autor(a) Convidado(a)
É especialista em marketing e diretor técnico do Sebrae/ES

ES será um dos 5 estados mais inovadores até 2030? Sim, estamos no caminho

Por essa razão, eventos como o ESX - Espírito Santo Innovation Experience, que é realizado pelo Sebrae/ES e pela MCI, são uma grande oportunidade para que cada cidadão tenha acesso a esse universo do inovar

  • Eurípedes Pedrinha É especialista em marketing e diretor técnico do Sebrae/ES
Publicado em 12/06/2024 às 15h48

Vivemos um momento ímpar no Espírito Santo: economia crescente, organização fiscal, estabilidade entre forças políticas e instituições, enfim, um estado que investe e atrai investimentos. Essa convergência de fatores desenha um cenário propício para fortalecer a inovação, aproveitar oportunidades, estimular a criatividade, apoiar novas ideias, acelerar negócios e, principalmente, consolidar uma rede de apoio contínuo para empreendedores que querem se lançar nessa seara.

Esse movimento vem se consolidando a cada dia com iniciativas de diversos atores do ecossistema. A Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), por exemplo, já reúne mais de 30 entidades do setor produtivo, universidades, empresas privadas, instituições e governo.

E essa movimentação tem objetivos ousados: contribuir para a criação de mil startups em todo o Estado, posicionar o Espírito Santo entre os cinco estados mais inovadores do Brasil até 2030, além de ter 20% de empresas baseadas em tecnologia e inovação entre as 200 maiores do Estado.

De acordo com o Ranking de Competitividade por Estados mais recente, o Espírito Santo está na 14ª posição no pilar de inovação. No entanto, é importante enxergar que, quando se fala em inovação, é preciso ir além da tecnologia da informação, da programação e dos laboratórios.

Inovar é mudar o jeito de olhar o que é feito e encontrar formas melhores, mais rápidas, mais baratas ou com uma experiência mais gratificante para os consumidores. Esse comportamento inovador e a cultura da inovação têm ganhado espaço no nosso dia a dia, no entendimento de que inovar é algo palpável, acessível. Quando dizem por aí que “o brasileiro tem que ser estudado”, é possível enxergar claramente que a criatividade está ao nosso redor, e que as dificuldades provocam, sim, novas soluções.

É fundamental percebermos que a diferenciação, a geração de valor, a criação de novos mercados, a fidelização de clientes e o desenvolvimento econômico e social passam pela formação de uma cultura inovadora, não só nas empresas, de pequeno, médio ou grande porte, mas também na cabeça daqueles que empreendem ou querem empreender.

O Espírito Santo caminha para se tornar uma referência nacional no ecossistema de inovação do país
O Espírito Santo caminha para se tornar uma referência nacional no ecossistema de inovação do país. Crédito: Shutterstock

Por essa razão, eventos como o ESX - Espírito Santo Innovation Experience, que é realizado pelo Sebrae/ES e pela MCI, são uma grande oportunidade para que cada cidadão tenha acesso a esse universo do inovar. Nos três últimos anos, essas portas nos têm sido abertas, sem pagar nada, como um convite para adentrar o novo e, o mais importante, para absorver conhecimento.

E assim, passo a passo, experiência por experiência, a cultura da inovação se propaga e conquista adultos, jovens, crianças e até aqueles que já alcançaram a melhor idade. Se você é curioso, tem ideias que deseja tirar do papel, quer colocar sua proposta de negócio à prova, ou mesmo acelerar sua startup, a semente da inovação já chegou até você. Vivencie, crie, planeje, execute e faça a inovação acontecer.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo Inovação Sebrae empresas Negócios

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.