Autor(a) Convidado(a)
É master franqueado RE/MAX Espírito Santo

Imóveis sustentáveis: a nova fronteira do mercado imobiliário

O foco em soluções sustentáveis tende a resultar em imóveis mais funcionais, integrados e estilosos, que incorporam tecnologias inovadoras e favorecem um estilo de vida moderno

  • Eduardo Ambrósio É master franqueado RE/MAX Espírito Santo
Publicado em 21/08/2024 às 14h51

Imóveis sustentáveis estão se tornando uma tendência crescente no mercado imobiliário. A preocupação com a sustentabilidade tem influenciado significativamente a construção de imóveis que priorizam a preservação ambiental. Os consumidores também estão cada vez mais atentos a esse aspecto ao buscar um novo lar.

Além da sustentabilidade, há um aumento na demanda por imóveis energeticamente eficientes, refletindo o interesse por soluções ecológicas que são diferenciais notáveis no mercado atual. Se antes as construções integradas já eram predominantes no setor imobiliário, agora, com o avanço da tecnologia na construção civil sustentável, a conectividade se torna um diferencial indispensável. Mas quais são os benefícios?

Os imóveis sustentáveis são grandes aliados do meio ambiente. Eles combinam o uso de telhados verdes, que ajudam no isolamento térmico, na absorção de carbono (CO2) e na promoção da biodiversidade urbana, com a redução da dependência de iluminação artificial através do aproveitamento da luz solar. Além disso, promovem o consumo consciente de água e a conservação dos recursos hídricos por meio da reutilização da água da chuva.

O foco em soluções sustentáveis tende a resultar em imóveis mais funcionais, integrados e estilosos, que incorporam tecnologias inovadoras e favorecem um estilo de vida moderno. Além disso, a redução dos custos operacionais e a promoção da qualidade de vida têm atraído os consumidores.

Os critérios ESG (ambientais, sociais e de governança) estão fazendo a diferença no mercado. Redes imobiliárias perceberam a mudança na abordagem de investidores, construtores e consumidores. Imóveis com práticas sustentáveis agregam valor ao mercado, pois constantemente surgem tendências que visam garantir a saúde do planeta para as futuras gerações.

sustentabilidade, imóvel sustentável
Imóveis sustentáveis usam tecnologias como painéis solares e isolamento térmico. Crédito: Shutterstock

Investir em construções com esse diferencial é cuidar do meio ambiente desde a fase inicial do projeto, considerando a gestão de resíduos durante a execução da obra, até a fase final, quando o projeto de paisagismo é integrado ao imóvel, harmonizando-se com a natureza.

A escolha do local para a construção de imóveis sustentáveis também é cuidadosamente planejada para contribuir com a preservação ambiental, estando sempre próximos a transportes públicos, ciclovias e comércios, o que ajuda a reduzir a emissão de gases poluentes.

Assim, ao incluir esses empreendimentos em seus catálogos, as imobiliárias se posicionam no mercado como agentes transformadores importantes na promoção da sustentabilidade.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Meio Ambiente Mercado imobiliário Atitude Sustentável imóveis Sustentabilidade Imóveis

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.