Autor(a) Convidado(a)
É ortodontista e responsável técnica do Instituto Riva

Sem as máscaras, aumenta procura pela valorização estética do sorriso

Apesar da crescente busca pela beleza, é importante não relaxar os cuidados com a saúde para que possamos continuar sorrindo sem medo

  • Catarina Riva É ortodontista e responsável técnica do Instituto Riva
Publicado em 06/05/2022 às 02h00
sorriso, saúde bucal
Procedimentos como lentes de contato dentais e harmonização facial estão em alta desde a flexibilização . Crédito: Shutterstock

Com o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras respiratórias no Espírito Santo, os capixabas puderam voltar a sorrir. Esse novo momento da pandemia revela uma tendência já observada nos consultórios odontológicos: o aumento da busca por procedimentos estéticos no sorriso e na face. Procedimentos como lentes de contato dentais e harmonização facial estão em alta desde a flexibilização das medidas restritivas impostas em função da pandemia.

Para chegar ao momento atual, vale relembrar a crise de saúde bucal desencadeada pela pandemia. Em março de 2020 tudo mudou na rotina dos dentistas. Muitos pacientes deixaram de frequentar os consultórios odontológicos. No início, o medo e a falta de informação provocaram a redução dos atendimentos.

Chegamos a uma redução absurda de quase 90% no volume de procedimentos odontológicos em crianças no pico da pandemia, em abril de 2020, se comparado com o volume de atendimentos em 2019, de acordo com artigo publicado na Internacional Journal of Pediatric Dentistry.

Ainda em 2020, as clínicas odontológicas foram incluídas entre os serviços essenciais e não tivemos que fechar nossas portas. Apesar disso, houve uma queda muito grande no atendimento. O foco ficou apenas em procedimentos curativos, de tratamento. A prevenção e a estética ficaram de lado no período.

Vale destacar o importante papel dos profissionais de Odontologia como aliados no combate à pandemia; o Conselho Federal de Odontologia (CFO) ressaltou o papel dos cirurgiões-dentistas no cuidado e assistência aos pacientes internados, tanto em enfermarias quanto em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Além disso, o estado da saúde bucal do paciente era fator diferencial no agravo da Covid-21 e no desenvolvimento de outros problemas de saúde. Por isso a importância de reforçar os hábitos de saúde bucal mesmo com as máscaras respiratórias.

A odontologia neste pós-pandemia agora se volta para a valorização da estética. Podemos ver a face e o sorriso de novo e, após dois anos “escondendo” parte do rosto, as pessoas querem apresentar uma aparência mais agradável e harmoniosa. Muitos buscam esses recursos como um resgate da autoestima após os momentos difíceis vividos durante a pandemia. Apesar da crescente busca pela beleza, é importante não relaxar os cuidados com a saúde para que possamos continuar sorrindo sem medo.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Máscara de proteção facial Ortodontia Odontologia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.