O volume acumulado de chuva em Vitória já ultrapassou a média histórica de chuva em outubro, e registrou 139,9 mm – acumulado maior que o esperado para todo o mês (123,9 mm). As informações são da empresa Climatempo, que alertou para o risco de alagamentos e transtornos na Capital diante da previsão de continuidade do temporal intenso nesta terça-feira (29).
Segundo a Climatempo, nesta terça-feira, todo o Espírito Santo está em alerta para temporais. A empresa destacou que a situação é mais crítica em Vitória e arredores, onde a área aparece em roxo, indicando a previsão de tempestades severas, com temporais associados a chuvas volumosas.
O motivo dos temporais seria o deslocamento de uma frente fria pelo litoral do Sudeste que intensifica a instabilidade do tempo no Estado. As previsões da empresa também apontam que as chuvas devem seguir elevadas ao longo da semana com potencial de novos acumulados significativos.
Além de Vitória, a previsão aponta que as chuvas seguirão elevadas ao longo da semana, com potencial de novos acumulados significativos. O Litoral Norte do Estado é uma área de destaque, com projeção de que os acumulados de chuva ultrapassem 150 mm nos próximos dias, elevando o risco de enchentes e deslizamentos de terra.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, na segunda-feira (28), dois alertas de chuva, sendo um deles na cor laranja – grau de perigo – para acumulado em 46 cidades das regiões Sul, Serrana e Metropolitana, no Espírito Santo, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O outro, amarelo – de perigo potencial, abrange 32 municípios.
Segundo o Inmet, a previsão nas cidades abrangidas pelo alerta laranja, de perigo para acumulado de chuva, é de precipitação entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios nas áreas vulneráveis. Este alerta é válido das 19h desta segunda-feira (28) às 18h de terça-feira (29). Veja a lista de municípios:
Nas demais cidades, sob alerta amarelo de perigo potencial, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em áreas vulneráveis. Veja a relação de municípios sob este alerta:
Cuidados:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta