A quantidade de estabelecimentos de saúde no Espírito Santo cresceu 27,5% nos últimos cinco anos. Eram 6.953, em 2020, hoje, são 8.867. Estão nesta conta empreendimentos como hospitais, clínicas, laboratórios e unidades de reabilitação. O levantamento é do Connect Fecomércio/ES e será divulgado nesta segunda-feira (23). “Uma das explicações para tanto crescimento se deve à pandemia da covid-19, que acelerou os investimentos no segmento”, explicou Ana Carolina Júlio, coordenadora do Connect Fecomércio.
Quase metade dos estabelecimentos do setor, 4.608 (48%), está na Grande Vitória. A proporção supera os 50% quando são levados em consideração apenas os empreendimentos de média e alta complexidade. "O Estado tem o desafio de garantir a distribuição de leitos e de atendimento à saúde de acordo com a necessidade populacional”, alerta a coordenadora do Connect.
Dos 78 municípios capixabas, Vitória é a cidade com o maior número de estabelecimentos de saúde, com 1.284 instituições públicas e privadas. O ranking segue com Vila Velha (1.096), Linhares (618), Serra (551) e Cachoeiro de Itapemirim (542).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.