Será suspenso nos próximos dias o alerta para o risco de falta de água em todo o território capixaba emitido pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). As chuvas de outubro e que continuam caindo em novembro normalizaram a vazão dos rios e cessaram com as queimadas. A decisão foi tomada, nesta terça-feira (12), em reunião dirigida pela Agerh com a participação de representantes da Cesan, Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), Corpo de Bombeiros e Iema.
Foi definido que a Agerh vai suspender a resolução de atenção para falta de água e que a Seag vai revogar a portaria que impede as queimas controladas. O decreto assinado pelo governador Renato Casagrande, em setembro, ainda se manterá, mas a tendência é de que, após a definição das instituições técnicas, ele caia também. A validade é até 20 de dezembro. O governador, que está no Azerbaijão para a conferência do clima, já havia dito que a situação havia melhorado e que aguardava apenas a definição da Agerh.
O decreto hoje em vigor estabelece 20% de redução de volume para a agricultura, 25% para indústria e agroindústria e 35% para os demais usos que não sejam irrigação e indústria. Não está neste pacote o consumo da população em geral.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.