Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Carro importado da China vira carga permanente em Portocel

O primeiro navio chinês trazendo veículos elétricos chegou em junho passado. Foram três mil até agora e o objetivo é multiplicar este volume

Publicado em 23/01/2025 às 00h50
Portocel, em Aracruz, vai passar a exportar celulose solúvel da empresa LD Celulose
Portocel, em Aracruz, passa por um processo de diversificação de mercadorias. Crédito: Rogério Sarmenghi/Portocel Divulgação

Inaugurado nos anos 70 para escoar a produção de celulose da antiga Aracruz Celulose, hoje Suzano, e da Cenibra, Portocel vem ampliando o seu leque de atuação nos últimos anos e avançando nas cargas de terceiros. Sob esta nova estratégia, 2024 foi um ano muito relevante. Pela primeira vez o terminal, localizado em Barra do Riacho, Aracruz, fez embarques e desembarques de produtos como carros e café. A estreia do café se deu em setembro e, por ora, ficou por aí, ao contrário dos automóveis. O primeiro navio chinês trazendo veículos elétricos chegou em junho passado, ao longo do segundo semestre foram três mil carros desembarcados. No próximo dia 31 deve ser feita a primeira movimentação de carros do ano em Portocel.

Claro que tudo depende da demanda, mas o objetivo é transformar a importação de veículos em um negócio perene para o porto. Os executivos do terminal não fecharam um número, mas a ideia, para 2025, é multiplicar o volume atingido no ano passado. Para entrar no negócio, Portocel aproveitou um momento de enorme volume de importação, no final do primeiro semestre do ano passado, quando o Porto de Vitória vivenciou um verdadeiro apagão, e se apresentou para o jogo. Agora, o trabalho é para ganhar mais espaço. Algo semelhante está sendo feito no café.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.