O mês de outubro foi chuvoso no Espírito Santo e aliviou consideravelmente o estresse hídrico vivido pelo Estado até o começo do mês, após um inverno de pouquíssima chuva. A situação ainda está longe de ser confortável, principalmente no extremo Norte, destacadamente em São Mateus e Conceição da Barra, mas já permite vislumbrar a possibilidade de suspensão do decreto de alerta para falta de água em todo o território capixaba, publicado pelo governo capixaba em 18 de setembro de 2024, no auge da seca.
O governador Renato Casagrande disse que é preciso aguardar mais alguns dias, mas que a situação de fato melhorou. "O mês de outubro foi de alívio, com bons níveis de chuva em quase todo o Estado. Rios e reservatórios recuperaram parte de seus níveis adequados. Vamos aguardar mais alguns dias, talvez uma semana, observar a precipitação, para, aí sim, conseguirmos rever a resolução de alerta com mais tranquilidade". Pela previsão do Instituto Nacional de Meteorologia, os próximos sete dias serão de chuvas e temperaturas amenas em todo o Estado.
O decreto hoje em vigor estabelece 20% de redução de volume para a agricultura, 25% para indústria e agroindústria e 35% para os demais usos que não sejam irrigação e indústria. Não está neste pacote o consumo da população em geral.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.