O transporte em grande escala de carros é tradicionalmente feito em navios Roll-on/Roll-off (RoRo), equipados com rampas de acesso por onde entram em saem os veículos. São aqueles caixotões de aço, velhos conhecidos de quem acompanha diariamente o movimento de embarcações na Baía de Vitória. A questão é que essas embarcações estão em falta no mundo. Diante do cenário, que não deve melhorar, operadores portuários do Estado, que é uma das grandes portas de entrada de carros importados do Brasil, tiveram de inovar.
Em 29 de dezembro do ano passado, atracou no terminal TVV o navio Tian Shou, da Cosco Specialized Carriers, trazendo o embarque piloto de 667 veículos. O Tian Shou é um navio multipropósito, ou seja, carrega as mais diversas cargas. Para que veículos passassem a ser transportados, foram desenvolvidos contêineres do tipo flat rack (plataforma) de 48 pés, com capacidade para três veículos cada. Trata-se da primeira operação desse tipo no Brasil.
"Existe uma saturação da capacidade de transporte RoRo em rotas asiáticas. Além disso, houve queda dos preços de contêineres, assim, começamos a ter uma equação de custo que viabiliza a utilização de contêiner como alternativa para suprir o mercado automotivo", explicou o sócio da Setrading, operadora responsável pela operação no Estado, Thiago Pontes. "Transporte de carros em contêineres já existe, a grande novidade é o desenvolvimento e o ganho de escala dos special rack".
De acordo com a Alfândega do Porto de Vitória, o serviço será executado entre os portos de Taicang, na China, e Vitória em viagens diretas, sem transbordo. Outra notícia importante: redução de intervenção humana nas manobras dos veículos determinou queda no volume de avarias.
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