Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Com Porto Central, Sul do ES também terá plano logístico

Governo do Estado irá montar um planejamento estratégico nos mesmos moldes que está sendo feito para o entorno de Aracruz. Executivos anunciarão inícios das obras em 2 de dezembro

Publicado em 27/11/2024 às 03h55
Perspectivas do Porto Central, terminal portuário de águas profundas em Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo
Perspectiva do Porto Central, terminal de águas profundas em Presidente Kennedy. Crédito: Porto Central/Youtube/Reprodução

Com a confirmação do início das obras da primeira fase do Porto Central, em Presidente Kennedy, Sul do Espírito Santo, o governo do Estado irá montar um planejamento estratégico nos mesmos moldes que está sendo feito para o entorno de Aracruz, onde estão ou estarão instalados três terminais portuários. Os executivos e acionistas do Porto Central convocaram uma coletiva com a imprensa para o próximo dia 2 de dezembro, ali eles irão detalhar os primeiros passos do investimento que poderá vir a ter até 20 milhões de metros quadrados de área operacional e com espaço para receber os maiores navios do mundo. Uma estrutura com capacidade para resolver vários dos entraves de escoamento do país.

"Com a chegada do Porto Central faremos no Sul o mesmo que estamos fazendo no Norte. O Espírito Santo precisa se planejar e se organizar para virar, de fato, uma plataforma relevante para escoar a produção brasileira, principalmente do agronegócio. Cada projeto tem o seu desafio, mas o objetivo é unir forças - portos, empresariado, entidades, prefeituras e governos - para analisarmos os desafios e encontrarmos as soluções", disse o governador Renato Casagrande.

Em Aracruz, por exemplo, há uma grande preocupação sobre os rumos da ocupação do solo, com o risco de os projetos portuários acabarem sufocados pela expansão da cidade. Em Presidente Kennedy, os acionistas do Porto Central já possuem grandes áreas compradas, a questão lá passa, por exemplo, por acesso ferroviário e formação de pessoas.

"Assim como em Aracruz, é um território de sensibilidade estratégica para o Estado, receberá, portanto, a devida atenção e planejamento, com movimentos coordenados", afirmou o vice-governador, Ricardo Ferraço.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Cachoeiro de Itapemirim Espírito Santo Presidente Kennedy Logística ES Sul espírito santo Infraestrutura Porto Central Porto Central Porto Central

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.