No dia 12 de julho, em uma reunião prevista para o gabinete do governador Renato Casagrande, no Palácio Anchieta, os executivos da Vale finalmente apresentarão aos capixabas o cronograma de implantação da primeira fase da Estrada de Ferro 118, entre Santa Leopoldina e Anchieta (até a área de Samarco).
"Estarão no documento as datas para a definição do traçado, das desapropriações e para os licenciamentos ambientais necessários para iniciarmos as obras. O objetivo fundamental é mostrar que as coisas andaram e que, em 12 de julho, teremos um cronograma com todos os marcos temporais para a implantação da ferrovia até Anchieta. O projeto básico de engenharia já evoluiu bem", assinalou o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, que é o responsável, em nome do governo estadual, de acompanhar os trabalhos.
Ainda segundo Ferraço, apresentado o projeto, um grupo de trabalho, com integrantes do governo, Vale e setor produtivo, fará o monitoramento dos prazos e do cumprimento das metas.
A EF 118 é uma contrapartida assumida pela Vale por conta da renovação antecipada da Ferrovia Vitória-Minas junto ao governo federal. Pelo contrato assinado no final de 2020, a mineradora tem de entregar a ferrovia pronta até Anchieta e precisa entregar o projeto executivo completo até a divisa com o Rio de Janeiro. A estrutura é tida como fundamental para o futuro da infraestrutura logística do Espírito Santo.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.