A empreiteira capixaba Contractor Engenharia, uma das maiores do Espírito Santo especializada em obras públicas, venceu a licitação organizada pela Cesan para a construção da Barragem dos Imigrantes, que ficará entre os municípios de Domingos Martins e Viana. Um imenso reservatório de água do Rio Jucu que vai dar mais segurança hídrica à Grande Vitória. Um investimento de R$ 264,5 milhões. O prazo para questionamentos termina nesta quinta-feira (21), se nada aparecer, a oficialização da Contractor como responsável pela obra se dará nesta sexta-feira (22).
A intervenção, complexa e de valor relevante, atraiu a atenção de grandes empreiteiras do país. O barramento terá cerca de 60 metros de altura e provavelmente será feito de concreto. A represa terá capacidade para armazenar 23 bilhões de litros (23 milhões de metros cúbicos). O novo sistema praticamente dobrará a capacidade de armazenamento de água para a Região Metropolitana. Rio Bonito, que fica entre Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá, reserva até 27 bilhões de litros.
A expectativa, feita a assinatura do contrato, é de seis meses para licenciar e dois anos de obras. Portanto, tudo dando certo, a Barragem dos Imigrantes será entregue em outubro de 2026.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.