Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Encontro de governadores do Sul e Sudeste, no ES, vai discutir greve do Ibama

Projetos bilionários não andam no país todo, mas principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, estados que concentram cerca de 90% da produção nacional de óleo e gás

Publicado em 09/08/2024 às 03h50
Armazém do Porto
Governador Renato Casagrande discursa em Vitória. Crédito: Carlos Alberto Silva

O governador Renato Casagrande levará à mesa de debates do Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste) as greves dos servidores do Ibama e da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que vêm trazendo sérios impactos para atividades econômicas como a indústria do petróleo - muito regulada e que depende de uma série de licenças para operar. Projetos bilionários não conseguem andar no país todo, mas principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, estados que concentram cerca de 90% da produção nacional de óleo e gás.

O consórcio reúne os governadores de Espírito Santo (Renato Casagrande, Rio de Janeiro (Claudio Castro), São Paulo (Tarcisio de Freitas), Minas Gerais (Romeu Zema), Paraná (Ratinho Jr.), Santa Catarina (Jorginho Mello) e Rio Grande do Sul (Eduardo Leite). A 11ª edição do Cosud começou nesta quinta-feira (08) e vai até sábado (10), em Pedra Azul.

A ideia do governo capixaba é dar mais visibilidade ao impasse, que se arrasta há meses no caso do movimento do Ibama, e fazer uma articulação mais efetiva junto aos governos de Rio e São Paulo, dois dos mais poderosos da federação. O Palácio Anchieta quer uma participação mais decisiva da Casa-Civil do governo federal, comandada pelo ministro Rui Costa, na solução do movimento grevista.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.