A startup capixaba Olho do Dono, fundada, em 2015, por Pedro Henrique Mannato, começou a operar comercialmente na Argentina em novembro passado. A empresa desenvolveu um sistema para pesar e contar o gado - dois dos processos demandam tempo dentro de uma propriedade - a partir de imagens. São até 50 animais por minuto. A Olho do Dono chegou ao país que tem uma das maiores populações bovinas do mundo - 53 milhões - por meio de uma parceria com o produtor agropecuário Ricardo Negri, que, entre 2015 e 2017, governo do ex-presidente Mauricio Macri, foi Secretário de Agricultura da Argentina, que equivale ao posto de ministro da Agricultura no Brasil.
Negri já era cliente da empresa capixaba e, diante dos bons resultados obtidos, resolveu, ao lado do também pecuarista Marcos Krause, iniciar a primeira operação da Olho do Dono fora do Brasil. "Comecei a usar e o ganho de eficiência e produtividade foi enorme. Quem conhece de pecuária sabe que o trabalho de pesagem e contagem não são simples. Entendi o processo e vejo que a plataforma tem enormes possibilidades de expansão. É uma ferramenta autônoma, com dados objetivos, com baixíssimo nível de erro, de fácil utilização e que, por isso, permite que façamos pesagens várias vezes ao ano, ao contrário do que acontece em outros métodos. Ou seja, passamos a ter mais dados planilhados e, a partir daí, um maior controle e planejamento do negócio", explicou Negri, que, hoje, é diretor de Negócios da Olho do Dono na Argentina.
A internacionalização do negócio é parte fundamental na estratégia de expansão da empresa, que viu o seu faturamento crescer 120% no ano passado e planeja uma expansão de 300% em 2025. "Temos operação comercial no Brasil e na Argentina, mas possuímos clientes também no México e Paraguai. Estamos no meio de uma rodada de captação de recursos, um dos nossos objetivos é investir na internacionalização da marca. A operação na Argentina passa por isso, encontramos um parceiro relevante, com ótimos contatos, com a intenção de consolidar a nossa marca em um dos maiores e mais tradicionais mercados de gado do planeta e acelerar a nossa expansão como um todo", explicou Mannato.
O incremento da plataforma também é uma alavanca essencial. "Estamos implementando mais aplicações sem a necessidade de novos desenvolvimentos, isso dá uma tração enorme ao negócio. Crescemos, até aqui, com pesagem e contagem de animais, agora estamos entrando, por exemplo, na compra, venda e na rastreabilidade. Isso tudo agrega valor, a ideia é transformar a Olho do Dono em um grande ecossistema para o setor", assinalou o executivo.
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