A EDP vai colocar em operação, até o final do ano, uma usina de geração de energia solar que irá atender exclusivamente a Cesan. A multinacional portuguesa, responsável pela distribuição de 90% da energia consumida no Espírito Santo, venceu um edital lançado no ano passado pela estatal de saneamento, uma das grandes consumidoras de energia elétrica no Estado. O investimento vai ficar na casa dos R$ 30 milhões.
Os painéis fotovoltaicos serão instalados em São Mateus, Norte do Estado, em uma fazenda solar que será construída pela EDP. O Norte do Espírito Santo, por ter um incidência solar de ótima qualidade, é um dos melhores lugares do Brasil para a instalação desse tipo de usina. Além da própria EDP, várias outras empresas estão investindo na região.
A nova usina terá capacidade de 6 MegaWhatt-pico (medida de potência energética associada a células fotovoltaicas). A geração suprirá grande parte do consumo de baixa tensão da companhia de saneamento. A alta tensão, por ser comprada no mercado livre de energia, é tratada como um negócio diferente.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.