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Governo do Estado oficializa criação de parque logístico no ES

Trata-se de um programa que visa desenvolver o potencial logístico da região que engloba os municípios de Colatina, João Neiva, Linhares, Aracruz e Serra

Publicado em 17/09/2024 às 16h54
Complexo industrial e portuário de Barra do Riacho, em Aracruz
Complexo industrial e portuário de Barra do Riacho, em Aracruz. Crédito: Abdo Filho

Um decreto assinado pelo governador Renato Casagrande e publicado, nesta terça-feira (17), no Diário Oficial oficializa a criação do Parklog/ES. Trata-se de um programa, que ficará sob o comando do secretário de Desenvolvimento do Estado e vice-governador, Ricardo Ferraço, que visa desenvolver o potencial logístico da região que engloba os municípios de Colatina, João Neiva, Linhares, Aracruz e Serra.

O objetivo é reunir todos os atores (governos, órgãos reguladores entidades e setor produtivo) para dar a estrutura necessária (ferroviária, rodoviária, aeroportuária, educacional e social) para que a região tenha condições de ser uma das principais plataformas de exportação do agronegócio brasileiro, principalmente do Centro-Oeste. O maior desafio já está dado: a modernização da malha ferroviária que alimenta o complexo logístico.

"A produção do agro brasileiro, principalmente, está crescendo muito e não vai parar. Os portos, por sua vez, estão estrangulados. Veja a situação de Santos. A oportunidade que temos aqui no Espírito Santo é enorme, o hub logístico de Aracruz se apresenta com três portos (Portocel, Imetame e Vports), dois aeroportos (Aracruz e Linhares), Sudene e ZPE (Zona de Processamento de Exportações. A ideia do Parklog é alinhar investimentos e desenvolvimento de longo prazo. O Plano Diretor Municipal de Aracruz está para vencer, precisamos garantir que toda aquela área do entorno seja exclusiva para empreendimentos que tenham sinergia com o parque logístico. Precisamos potencializar uma vocação que está dada. Uma consultoria de renome será contratada para nos auxiliar neste trabalho", explicou Ricardo Ferraço.

As prioridades são:

  1. Formular o conceito da plataforma logística;
  2. Listar os ativos e as necessidades;
  3. Diretrizes para o masterplan da retroárea direta e indireta;
  4. Plano de ação e modelo de monitoramento e governança.

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