Dono das marcas Extrabom, AtacadoVem e Extraplus, o plano estratégico do Grupo Coutinho prevê fechar 2025 com 50 lojas e faturamento de R$ 3 bilhões. Hoje, são 43 estabelecimentos e uma receita que fechou 2022 em R$ 2,2 bilhões. Portanto, serão, pelo menos, mais sete lojas e mais R$ 800 milhões de faturamento nos próximos dois anos. Não é tarefa simples.
Embora tenha quatro lojas em Colatina e São Mateus, o foco da expansão seguirá, pelo menos até o final de 2025, na Região Metropolitana de Vitória, mais precisamente na Capital, Cariacica e Vila Velha. Serra e Guarapari, claro, estão no radar, mas já contam com uma presença mais robusta da rede.
Luiz Coutinho, CEO do Grupo Coutinho, disse ainda enxergar condições para crescer na Região Metropolitana, que, embora seja a menor territorialmente, é a mais rica e concentra mais da metade da população do Estado. "Vemos oportunidades, por exemplo, em Vila Velha, segunda maior população do Estado e onde temos apenas quatro lojas. Cariacica também é uma boa opção. O grupo tem uma estrutura relevante aqui na Grande Vitória, temos mercado para trabalhar e é possível avançar na sinergia. Por isso, vamos permanecer nesse eixo até 2025".
O empresário já disse que o crescimento não será necessariamente orgânico. Empresas concorrentes estão no radar e podem ser adquiridas nos próximos meses. "Estamos de olho no mercado, não chegaremos aos R$ 3 bi só organicamente".
A previsão de Coutinho é crescer pelo interior do Estado e para fora do Espírito Santo a partir da segunda metade da década. "Em breve vamos começar a debater o nosso novo plano estratégico, quando passaremos a olhar com mais atenção para fora da Grande Vitória. É o próximo passo".
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