Prestes a completar 77 anos, o Grupo Santa Maria, dono da Luz e Força Santa Maria - responsável pela distribuição de energia elétrica para 11 municípios do Noroeste do Estado -, fez um importante movimento no final do ano passado. A companhia comprou 51% das ações das empresas Suno e Engelsun, marcando a entrada do grupo em um mercado que só faz crescer no Brasil e no mundo: a energia solar fotovoltaica.
A Suno é uma empresa especializada em importação e distribuição de equipamentos fotovoltaicos, uma referência em produtos de qualidade e atuação em todo território nacional. Possui longa parceria comercial com a Canadian Solar, empresa fabricante de equipamentos fotovoltaicos de referência no mercado brasileiro e uma das maiores produtoras de módulos fotovoltaicos do mundo. A Engelsun, por sua vez, é uma empresa de desenvolvimento de projetos, focada em grandes usinas de GD (geração distribuída) e GC (geração centralizada).
Ou seja, com as duas aquisições o Grupo Santa Maria coloca um pé no mercado de equipamentos (que cresce muito forte entre os micro e pequenos geradores) e também nos projetos maiores. A intenção é ganhar tempo dentro de um segmento que cresce muito rápido. Os valores envolvidos não foram divulgados.
Assim, o Grupo Santa Maria, que já possui presença no mercado de distribuição, geração, comercialização e serviços de energia, adiciona ao seu portfólio a atuação no segmento de energia solar.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.