As fazendas solares têm atraído muitos investimentos no Espírito Santo, principalmente nas regiões Norte e Noroeste. São mais de 30 no Estado. Também chama a atenção a quantidade de empresas de outros setores da economia que estão apostando nas usinas de energia limpa para geração distribuída (feita no local ou próximo ao local de consumo). O mais novo entrante no negócio é o Grupo Vertical, de Aracruz.
A empresa vai fazer um aporte de R$ 10 milhões na primeira fase da Usina Fotovoltaica 1 da Vertical Soluções Energéticas, que terá uma capacidade média mensal para gerar 220.000 KW/h, o suficiente para atender mil residências. O empreendimento ficará em uma área de 30 mil m². As obras já começaram e a inauguração está marcada para o final de novembro. A expectativa, até o final de 2025, é ter mais duas usinas solares comissionadas. A geração média mensal será de 950.000 KW/h (para 4,3 mil residências). A ideia é oferecer descontos na conta de luz sem a necessidade de o cliente fazer investimentos
Fundado em 2002, o Grupo Vertical começou prestando serviços dentro do setor metalmecânico. Hoje, atua também nos segmentos de energia, construção civil e comércio.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.