Está marcada para esta segunda-feira (23), uma visita do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a Vitória. A agenda oficial é a inauguração de obras no complexo portuário de Vitória, que está completando dois anos sob administração privada, da Vports. Ele encontrará um ambiente melhor do que o da última vez que esteve aqui, em 25 de julho passado, em plena crise provocada por uma carta assinada pelo Centro do Comércio de Café de Vitória e pelo Centrorochas criticando duramente os gargalos do Porto de Vitória.
Na ocasião, ele esteve na posse de Paulo Baraona na presidência da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e ouviu uma enxurrada de reclamações de empresários e políticos do Estado. O governador Renato Casagrande citou o problema em seu discurso. Costa prometeu tomar medidas e, dias depois, a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) enviou uma circular a empresas e entidades capixabas questionando a prestação de serviços portuários.
Passados quase dois meses, os problemas ainda estão aí, mas a temperatura diminuiu consideravelmente por alguns motivos: 1. o diálogo entre Vports e setor produtivo melhorou; 2. o movimento nos portos ainda é alto, mas é menor do que o registrado no primeiro semestre, muito por conta da queda na importação de carros; 3. os três portêineres do Terminal Portuário de Vila Velha, que não funcionavam juntos desde janeiro, voltaram a operar em conjunto e 4. Portocel, em Aracruz, passou a ser uma alternativa concreta.
Os problemas de infraestrutura portuária do Estado estão longe de terem ficado no passado, mas o cenário, hoje, é melhor que o de julho.
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