O Espírito Santo, nos últimos anos, deu passos importantes no avanço do ecossistema de inovação no Estado. Hubs estão surgindo, funcionando e entregando resultados, startups locais estão em franca expansão e as fontes de financiamento estão ganhando corpo. A questão é que grande parte deste movimento está concentrado na Grande Vitória. Está posto o desafio de descentralizar a maratona estadual de inovação. Em Cachoeiro de Itapemirim, o setor produtivo está encorpando um projeto que tem justamente este objetivo.
Empreendedores escolhidos pelo Movimento Empresarial Sul Espírito Santo (Messes) e parceiros estão participando do SpeedUp. Trata-se de um programa que visa selecionar e qualificar bons negócios. Grandes empresas da região patrocinam o projeto. Como acontece em qualquer ecossistema de inovação que funcione, a intenção é catapultar essas várias boas ideias. A Azys Inovação, empresa de Vitória, é a responsável pelo processo de mentoria e aceleração das empresas.
"Estamos reunindo projetos que já estão no mercado e buscam investidores. É a segunda vez que o Messes faz isso, a primeira foi em 2020, e os objetivos estão sendo alcançados. Primeiro é levantar e investir em boas ideias e projetos, e, além disso, mostrar para o empresariado e para a sociedade como um todo a importância de termos um bom ambiente, um bom ecossistema, para a inovação. O Sul do Estado precisa disso e o movimento está ganhando musculatura", explicou o presidente do Movimento Empresarial Sul Espírito Santo, Bruno Passoni.
A apresentação dos empreendedores para investidores será no próximo dia 8. Estarão sob análise: SOS Isenta (automatiza o processo isenção de impostos na compra de automóveis por pessoas com deficiência), a PoliSafe (faz o sensoriamento de máquinas politrizes para evitar quebra de abrasivos e satélites) e a Beasy Educacional (criou um sistema automático de análises e melhorias educacionais).
"O ecossistema melhorou de 2020 para cá. Os projetos que chegaram mostram isso, mas precisamos ir além, de algo perene. Fechamos uma parceria robusta com o Sebrae, que vai nos ajudar no processo, e a ideia é termos um hub de inovação muito em breve", disse Passoni.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.