
O navio Explorer Nº 1 da BYD vai atracar, nos próximos dias (muito provavelmente na sexta-feira), em Portocel, Aracruz, para fazer um dos maiores desembarques de veículos já registrados por aqui: cerca de 5,5 mil carros vindos da China. É a segunda vez que a embarcação vem ao Brasil - a primeira foi em maio do ano passado, em Suape, Pernambuco. O Explorer Nº1 é o primeiro da frota que está sendo montada (a meta é ter oito) pela gigante chinesa para dar conta das exportações dependendo menos de terceiros. Do tipo ro-ro (roll-on/roll-off, rolar para dentro, rolar para fora na tradução livre), específico para cargas sobre rodas, tem capacidade para até 7 mil carros de passeio.
A operação está sendo feita pela Comexport, uma das maiores empresas de comércio internacional do país, com forte atuação no Estado. O Espírito Santo é a maior porta de entrada de veículos importados no Brasil. Pelo tamanho, 38 metros de largura, o Explorer Nº 1 não consegue entrar no Porto de Vitória, principal movimentador de carros do Brasil. Portocel, que começou a operar esse tipo de carga no ano passado e não tem as limitações físicas de Vitória, foi a opção.
Para termos uma ideia do tamanho da carga que está para chegar, na média, os navios carregam entre 1 mil e 2 mil veículos de passeio. Por estarmos próximos do carnaval, uma força-tarefa foi montada para viabilizar o desembarque.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.