O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, esteve, nesta terça-feira (18), com a nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, na sede da companhia, no Rio de Janeiro. Ele levou a ela as demandas do Estado que dependem da ação da estatal, algumas até bem antigas. "A conversa foi boa para uma primeira reunião. Coloquei ela a par dos temas que já vinham sendo tratados com o Jean Paul Prates (ex-presidente, demitido em maio por Lula)", pontuou Casagrande.
- Maria Quitéria, a nova plataforma da Petrobras no Estado: "Pedi uma atenção especial para que a operação seja iniciada o quanto antes. A previsão original era para 2024, depois a Petrobras jogou para 2025. É importante para o Estado que comece logo, são 100 mil barris por dia a mais na nossa produção".
- Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas, em Linhares: "A capacidade da estrutura é para processar 25 milhões de m³ por dia, mas está em 3 milhões de m³ por dia. Tem que haver um esforço para trazer mais gás para a terra. A presidente me disse que está ciente da questão e que em breve teremos boas novidades sobre o tema. Vamos aguardar".
- Unidade de Tratamento de Gás de Anchieta: "A informação que tenho é de que está praticamente parada. O gás que ia para lá está sendo canalizado para Cacimbas. É importante que a Petrobras tenha atenção e alternativas para o ativo".
- Construção de novas plataformas no ES: "A Petrobras fechou, recentemente, um acordo com a Seatrium, dona do Estaleiro Jurong Aracruz, para a construção de duas novas plataformas. Falei com a presidente sobre a importância do conteúdo local e lembrei das instalações que estão postas aqui. Temos estrutura capacitada para a integração dos módulos. Também vou procurar a Seatrium para tratar do tema".
- Captura de carbono: "Conversei com ela sobre o projeto que temos com a indústria local para captura de carbono, a Petrobras precisa ser parceira no tema. A ideia é capturar o carbono da produção industrial e colocá-lo nos poços de petróleo desativados, isso gera receita para a Petrobras e resolve a questão das indústrias. Quero colocar isso de pé o quanto antes".
O governador convidou Magda Chambriard para uma visita ao Estado. A previsão é de que isso se dê nos próximos meses.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.