Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Porto Central vai anunciar início das obras no Sul do Espírito Santo

Complexo portuário visa ser um dos maiores da América Latina. Situado em Presidente Kennedy, projeto pode mudar realidade econômica do Sul do Estado

Publicado em 21/11/2024 às 12h24
Projeto do Porto Central, em Presidente Kennedy
Projeto do Porto Central, em Presidente Kennedy. Crédito: Divulgação/Porto Central

Os executivos do Porto Central irão anunciar, no próximo dia 2 de dezembro, a data do início das obras do que pretende ser um dos maiores terminais portuários da América Latina. O complexo industrial portuário multipropósito ficará em Presidente Kennedy, Sul do Espírito Santo, próximo da divisa com o Rio de Janeiro, poderá chegar a ter 20 milhões de metros quadrados de área operacional e terá capacidade para receber os maiores navios do mundo, com mais de 20 metros de calado. As obras da primeira fase do projeto começarão até o início do ano que vem (com possibilidade de acontecer ainda em 2024).

Em um primeiro momento, sem uma ferrovia que chegue até lá (daí a importância de destravar a estrada de ferro Vitória-Rio), o porto será 100% voltado para o mar. Nesta quarta-feira (20), foi anunciada a renovação da parceria entre Porto Central e M.A.R.S. (Modern American Recycling Services) para a instalação de um estaleiro de desmontagem de navios, uma indústria gigantesca na Europa, Ásia e Estados Unidos, no complexo portuário de Presidente Kennedy. Esta é uma das alavancas da primeira fase do projeto. A outra é um acordo para movimentar petróleo da Petrobras.

O projeto do Porto Central foi iniciado no final da primeira década dos anos 2000. Saindo do papel, abre uma nova perspectiva de desenvolvimento para a região Sul do Espírito Santo. A expectativa é de início das operações em 2028.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.