Portocel, porto de Suzano e Cenibra localizado em Barra do Riacho, Aracruz, fará, agora em setembro, o primeiro embarque de café da sua história. O navio BBC Philippines está previsto para atracar nesta semana e levará 8,3 mil toneladas de café conilon para Bélgica e Alemanha. A carga será enviada no modelo break bulk, que utiliza bags para armazenamento dentro dos navios, uma alternativa à falta de contêineres no mercado mundial.
Portocel surge como uma alternativa para os exportadores diante dos gargalos enfrentados no complexo portuário de Vitória. Há tempos que os executivos do terminal do Norte capixaba trabalhavam para atrair os embarques de café e outras mercadorias. Em junho passado, também pela primeira vez na história, recebeu o desembarque de 1,6 mil carros vindos da China.
Inaugurado em 1978 exclusivamente para movimentar celulose e cargas florestais, Portocel vem, nos últimos anos, ampliando o seu leque. Já trabalha com rochas ornamentais, produtos siderúrgicos e equipamentos de grande porte destinados à indústria do petróleo. No ano passado, foram incorporados 300 mil m² à sua área operacional, ampliando em 60% o espaço disponível para a movimentação de cargas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.