Em plena diversificação de suas atividades, Portocel - terminal portuário que fica em Aracruz e que tem Suzano e Cenibra como acionistas - planeja passos maiores para breve. Após operar as primeiras cargas de carros (importação da China) e café (exportação para Alemanha e Bélgica) de sua história, no segundo semestre de 2024, o objetivo do porto, fundado em 1978 exclusivamente para movimentar celulose e cargas florestais, é a operação de contêineres.
"Observamos com entusiasmo a formação de um hub portuário em Aracruz, enxergamos bons atores e competitividade. Vejo uma atuação em parceria dos terminais daqui, o ecossistema portuário de Aracruz vai competir com outros ecossistemas do país. Cremos em uma expansão do Espírito Santo como plataforma logística do Brasil e, claro, com um crescimento de Barra do Riacho. Portocel estará inserido neste contexto com toda a certeza. Estamos fazendo, carros, café e queremos também contêineres", explicou Alexandre Billot Mori, gerente executivo de Operações de Portocel.
Além de Portocel, Barra do Riacho abriga o Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (da Transpetro, especializado em gás), uma área de 500 mil m² da Vports (concessionária responsável pelo complexo portuário de Vitória), o Porto da Imetame (com previsão para ser inaugurado no segundo semestre de 2025) e o Estaleiro Jurong Aracruz.
"Temos retroárea, área para expansões futuras, infraestrutura de transporte pronta, Sudene, ZPE (Zona de Processamento de Exportação) e boa ambiência institucional. Claro que precisamos estar atentos aos debates sobre a ferrovia que traz cargas do Brasil Central, à BR 101 e também não podemos cometer os erros cometidos em outras regiões portuárias, que acabaram estranguladas pelas cidades. O cenário é muito promissor", assinalou o executivo.
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