Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Portocel receberá o primeiro navio de veículos de sua história

Porto da Suzano e da Cenibra, em Aracruz, construído para movimentar cargas florestais, vem em um forte trabalho de expansão e diversificação

Publicado em 07/06/2024 às 03h50
Navio atracado em Portocel, Norte do Espírito Santo
Navio atracado em Portocel, Norte do Espírito Santo. Crédito: Divulgação/Portocel

Portocel receberá, nos próximos dias, uma carga histórica. Um navio com 1,6 mil carros da chinesa BYD vai atracar no porto da Suzano e da Cenibra, que fica em Aracruz. Será o primeiro desembarque de veículos em Portocel desde a sua inauguração, em 1978. Os veículos vêm da China e devem chegar a bordo de um navio do armador G2 Ocean, que já atua no Portocel com a movimentação de celulose. Desembarcada, a carga seguirá para os portos secos da Grande Vitória.

O Brasil vem recebendo uma quantidade enorme de carros elétricos importados no primeiro semestre de 2024 porque o imposto de importação vai subir nas próximas semanas, os portos, entre eles o de Vitória, estão sobrecarregados. Este primeiro desembarque em Portocel é extraordinário, mas o objetivo dos executivos do porto é estabelecer linhas regulares. Portocel vem desenvolvendo um profundo trabalho de expansão e diversificação de cargas, trazer carros por Aracruz está no radar.

Construído para operar cargas florestais, Portocel já movimenta rochas ornamentais, produtos siderúrgicos e equipamentos de grande porte destinados à indústria do petróleo. Em breve também passará a movimentar fertilizantes, em uma parceria entre Adufértil e Suzano. Só no ano passado, foram incorporados 300 mil m² à sua área operacional, ampliando em 60% o espaço disponível para a movimentação de cargas.  

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.