Márcio Candido Ferreira, executivo do Grupo Tristão e presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV) desde 2020, está se despedindo do Palácio do Café. Agora em janeiro, ele assume o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). A entidade, sediada em São Paulo, representa empresas que, juntas, exportam US$ 8 bilhões por ano. A escolha de Candido foi por unanimidade.
Como é tradição no CCCV, Candido, que está terminando o seu primeiro mandato, seria reconduzido para mais um. Mas, diante do convite para o Cecafé - uma ponte muito importante para os capixabas -, o executivo da Tristão dará lugar a Fabrício Tristão, da Olam Agrícola. Fabrício assumirá o comando do Centro do Comércio de Café de Vitória em janeiro.
"Sem dúvida é um desafio assumir uma entidade de tamanha importância para o agronegócio brasileiro. Vamos trabalhar para ser bom para o Brasil e também para o Espírito Santo", afirmou Márcio Candido Ferreira.
Um dos grandes desafios que terá pela frente é conduzir a entidade em um momento em que todo o planeta, principalmente a Europa, mergulha na agenda ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) e exige melhores práticas de seus fornecedores. Nesta terça-feira (6), por exemplo, o Parlamento Europeu definiu por proibir a importação de produtos, inclusive o café, oriundos de áreas desmatadas após dezembro de 2020. Caberá aos importadores europeus garantir junto a seus fornecedores a rastreabilidade da cadeia de produção. O desafio está dado.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.