Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória assume entidade nacional

Márcio Candido Ferreira, presidente do CCCV desde 2020, está se despedindo do Palácio do Café para assumir o Cecafé, que reúne os maiores exportadores de café do país

Publicado em 08/12/2022 às 20h30
Presidente do CCCV, Márcio Cândido Ferreira destaca que o desafio é buscar a modernidade sem esquecer a tradição.
Presidente do CCCV, Márcio Candido Ferreira . Crédito: Cacá Lima

Márcio Candido Ferreira, executivo do Grupo Tristão e presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV) desde 2020, está se despedindo do Palácio do Café. Agora em janeiro, ele assume o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). A entidade, sediada em São Paulo, representa empresas que, juntas, exportam US$ 8 bilhões por ano. A escolha de Candido foi por unanimidade.

Como é tradição no CCCV, Candido, que está terminando o seu primeiro mandato, seria reconduzido para mais um. Mas, diante do convite para o Cecafé - uma ponte muito importante para os capixabas -, o executivo da Tristão dará lugar a Fabrício Tristão, da Olam Agrícola. Fabrício assumirá o comando do Centro do Comércio de Café de Vitória em janeiro.

"Sem dúvida é um desafio assumir uma entidade de tamanha importância para o agronegócio brasileiro. Vamos trabalhar para ser bom para o Brasil e também para o Espírito Santo", afirmou Márcio Candido Ferreira.

Um dos grandes desafios que terá pela frente é conduzir a entidade em um momento em que todo o planeta, principalmente a Europa, mergulha na agenda ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) e exige melhores práticas de seus fornecedores. Nesta terça-feira (6), por exemplo, o Parlamento Europeu definiu por proibir a importação de produtos, inclusive o café, oriundos de áreas desmatadas após dezembro de 2020. Caberá aos importadores europeus garantir junto a seus fornecedores a rastreabilidade da cadeia de produção. O desafio está dado.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.