Já estamos na segunda semana de janeiro e meus tão desejados dias com os pés para o ar em Guarapari estão a uma pandemia de distância de virar realidade. Enquanto fico em casa, procurando qualquer nesga de vento que me lembre as férias de verão de outrora, sigo buscando formas de trazer a estação um pouco mais para perto - ainda que o calor de Colatina não me deixe esquecer.
Esta coluna é sobre fazer o melhor que pudermos com o que tivermos. Se estou de férias sem poder sair de casa, vou buscar alternativas para que a minha casa seja também um refúgio. Não é Tulum, mas é o que está tendo. E NADA grita mais "férias de verão" do que bons, coloridos e refrescantes drinques.
Para te inspirar nesse rolê, reuni algumas das minhas formas preferidas de transformar bebidinhas em algo espetacular. Se liga nas dicas:
-
01
ADOCE COM XAROPE
Substitua o açúcar cristal ou refinado pelo xarope simples. Para preparar, basta acrescentar a uma panela partes iguais de água e de açúcar e deixar dissolver e reduzir um pouco.
-
02
SABORIZE
Aproveite a base do xarope simples para fazer versões saborizadas, acrescentando o ingrediente de sua preferência: raspas de limão, gengibre, ervas frescas, frutas vermelhas…
-
03
CONGELE AS FRUTAS
Drinques com frutas? Para uma dose extra de refrescância, congele e finalize os drinques com elas.
-
04
USE POLPAS E PICOLÉS
Abuse das polpas congeladas e dos picolés de frutas para combinações mais adocicadas.
-
05
OPTE PELAS CLARAS
Bebidas claras são as mais apropriadas para o verão: espumante, vinho branco, gim, vodca, saquê e cachaça branca estão entre as mais comuns.
-
06
TEMPERE COM ERVAS
Ervas frescas podem dar um toque maravilhoso ao drinque. Enquanto manjericão e hortelã podem ser macerados junto com as frutas, alecrim e tomilho funcionam melhor se colocados em ramas, apenas para aromatizar.
-
07
CRIE DRINQUES SEM ÁLCOOL
Se for dirigir, aproveite para tentar combinações de frutas, sucos, xaropes e polpas com água com gás ou club soda: a mesma refrescância, sem correr risco.
COLOCANDO EM PRÁTICA
- Martini com romã, perfume de limão e tomilho
- 1 dose de gim
- 30ml de suco de romã (macere as sementes e coe)
- 30ml de xarope simples ou uma colher de açúcar
- 1 dose de club soda
- Raspas de limão siciliano
- Algumas gotas de limão siciliano
- Gelo
- Sementes de romã e 1 ramo de tomilho para finalizar
Encha uma coqueteleira com gelo e acrescente os ingredientes, com exceção das sementes de romã e do ramo de tomilho. Bata até que a coqueteleira fique bem gelada e os ingredientes bem misturados. Separe uma taça. Este drinque funciona bem em taças de martini ou modelo Maria Antonieta. Coe e finalize com as sementes da romã e as folhinhas de tomilho fresco.
Acompanhe a colunista também pelo Instagram ou leia as colunas anteriores.
Este vídeo pode te interessar
Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.