Por incrível que pareça, também faz frio em Colatina, cidade onde moro. E se você está acostumado com temperaturas acima dos 35ºC, não me venha dizer que 20ºC não configuram inverno. Então, tire as botas de cano longo, os tricôs e as jaquetas de couro do armário, acenda sua lareira (risos) e bora fazer uma comidinha reconfortante para curtir esse clima!
POLENTA COM RAGU DE SHIITAKE E QUEIJO CANASTRA
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 60 minutos
Nível: fácil
INGREDIENTES
- Para a polenta:
- 300g de fubá da roça
- 1,5 litro de água
- 1 colher (sopa) de sal
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 150g de queijo canastra ralado
- Para o ragu:
- 400g de cogumelo shiitake cortado em cubos sem os talos
- 1 cebola média cortada em cubos
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 3 dentes de alho picados
- 1 cenoura cortada em cubos
- 2 talos de salsão cortados em cubos
- Tomilho a gosto
- 100ml de vinho branco ou tinto
- 200ml de molho de tomate tipo passata
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Comece pela polenta. Em uma panela antiaderente, coloque a água para ferver. Após levantar fervura, acrescente o sal e, com um fouet, faça movimentos circulares e acrescente o fubá de pouco a pouco para não empelotar. Mexa durante uns 20 minutos. Misture a manteiga, 100g de queijo e reserve.
RAGU DE COGUMELOS
Para o ragu, leve uma panela ao fogo com a manteiga. Refogue o alho, a cebola e, em seguida, o salsão e a cenoura. Quando tudo estiver bem dourado, acrescente o shiitake em cubinhos.
Acrescente o vinho e deixe reduzir um pouco até entrar com a passata e os temperos. Após adicioná-los, deixe reduzir até chegar à consistência desejada.
Para servir, use um prato fundo e coloque nele uma concha de polenta, cubra com um pouco do queijo ralado, adicione uma colher bem cheia do ragu ao meio e, por cima, um ovo de gema mole. Aproveite!
Este vídeo pode te interessar
Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.