Você sabia que pode transformar parte do Imposto de Renda em uma doação para uma instituição beneficente? Alguns leitores de A Gazeta estão atentos a essa possibilidade para quem precisa pagar o tributo neste ano. Mas alguns ainda têm dúvidas sobre como fazer esta doação.
A Receita Federal permite que parte do valor cobrado seja direcionado a projetos sociais para ajudar quem precisa. As respostas para essas questões são dos especialistas do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES). Confira abaixo:
Paulo Motta pergunta: “Quero fazer a doação direto na declaração, posso doar parte para o ECA e a outra parte para o Fundo dos Idosos?’
Resposta de Rodrigo Sangali, conselheiro do CRC-ES: Sim, É possível. Basta declarar em bens e direitos, no código 62 - Depósito bancário em conta corrente no exterior, exceto o informado sob o código 80 - Saldo Derex Lei 11.371/2006. , só se atente para que o valor não ultrapasse os 3%.
Soraya Lopes Taliuli Zorzanelli pergunta: "Pretendo doar 3% do que pagaria à Receita Federal ao Fundo dos Idosos, direto na declaração. No ES e mais precisamente em Cachoeiro tem alguma entidade que possa receber a doação? Em caso positivo, preciso avisá-la da contribuição?"
Resposta dada por Paula Antonela Vieira Pinto, conselheira do CRC-ES: Caso sua declaração de Imposto de Renda seja no modelo completo, você pode fazer doações diretamente na declaração. Entretanto não é possível escolher uma instituição nesta doação. O valor pode ser direcionado a fundos federais, estaduais ou municipais. Eles são responsáveis por repassar os recursos às instituições de apoio a crianças, adolescentes ou idosos. Desta forma, pode escolher os fundos do seu município, mas não pode escolher uma instituição específica.
Este vídeo pode te interessar
LEÃO RESPONDE
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.