O Leão do IR decidiu responder todas as suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2021. Envie suas perguntas para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 27 3321-8699

Ganhos de outra pessoa em máquina de cartão no meu nome têm que ir ao IR?

Todos os rendimentos do ano anterior feitos com a máquina de cartão precisam ser declarados no IR; Ana Rita Nico, do CRC-ES, explica o que deve ser feito nessa situação

Publicado em 23/03/2021 às 17h00
Atualizado em 23/03/2021 às 17h01
Maquinas de
Maquinas de cartão de crédito é uma forma da Receita monitorar a renda de alguém. Crédito: Pixabay

A leitora de A Gazeta Luciana (sobrenome não informado) tem uma maquininha de cartão em seu nome, mas quem utiliza o aparelho é outra pessoa. A operadora da máquina pede que o dono apresente a declaração do Imposto de Renda, por isso, ela quer saber como informar a situação para a Receita Federal.

Todos os rendimentos do ano anterior feitos com a máquina de cartão precisam ser declarados no IR. Ana Rita Nico, do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), explica que as operações feitas são lançadas no nome do dono da máquina.

“Tenho uma máquina de cartão em meu nome, porém quem utiliza é outra pessoa, um terceiro, mas agora a operadora da máquina está pedindo para pagar o Imposto de Renda. Como eu declaro que foi usado por outra pessoa? Qual procedimento eu devo fazer?”

Infelizmente não será possível informar que outra pessoa usou seu cartão. Como a máquina está em seu nome, qualquer débito que venha a existir, será lançado em seu CPF.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.