O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda começa no próximo dia 15 de março e vai até 31 de maio. Em 2024, a Receita Federal espera receber as informações de 817.757 capixabas. Isso representa 35.154 pessoas a mais prestando contas ao Leão no Estado em relação a 2023, quando foram recebidas 782.603 declarações. Em todo o país, a estimativa é de entrega de 43 milhões.
O programa para preenchimento teve liberação antecipada e já estará disponível nesta terça-feira (12). eve declarar quem recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 30.639,90 em 2023. O valor anterior era de R$ 28.559,70.
A partir do primeiro dia, o contribuinte já poderá usar a declaração pré-preenchida que traz informações importadas da base de dados da Receita Federal. Neste ano, 75% dos declarantes têm conta Gov.br nos níveis ouro e prata, que podem acessar a declaração pré-preenchida.
Segundo a Receita Federal, o uso da declaração pré-preenchida reduz significativamente as chances de erros e o risco de cair na malha fina e promete agilizar a prestação de contas. A segurança na entrega da declaração do Imposto de Renda foi reforçada pelo Leão, que agora requer contas Gov.br de níveis ouro ou prata para o acesso aos serviços online.
“De 2022 para 2023, a utilização da pré-preenchida mais que triplicou, passando de 7% para 24%”, disse Mário Dehon, subsecretário de Arrecadação, Cadastros e Atendimento da Receita Federal.
“A gente pode constatar a diminuição da incidência de declaração retida em malha pelo critério de omissão de rendimentos. Também constatamos a diminuição do tempo de preenchimento da declaração. Do total de declarantes, 26% demoraram cerca de meia hora para preenchê-la e um terço demorou não mais que uma hora. Ou seja, um tempo mínimo que só é possível graças à facilidade que se tem”, completa.
Restituição
O calendário de restituições começa em 31 de maio e se estende até 30 de setembro, distribuído em cinco lotes, beneficiando inicialmente os idosos, deficientes, portadores de moléstias graves, professores e aqueles que optarem pela declaração pré-preenchida ou pela restituição via Pix.
- Primeiro lote: 31 de maio;
- Segundo lote: 28 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 30 de agosto;
- Quinto e último lote: 30 de setembro.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.