Leitora de A Gazeta, Eliane Vasconcelos conta que a última declaração de Imposto de Renda foi retida na malha fina pela Receita Federal e quer saber se o problema impede o envio da declaração de IR 2021, referente a 2020.
Rodrigo Sangali, do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), explica que pendências anteriores não impedem envio de declarações seguintes, mas que podem haver consequências.
PENDÊNCIAS COM A RECEITA
"Recebi uma correspondência referente à declaração de IR 2019. Fiz os acertos recomendados e enviei um novo documento, mas até hoje meus dados estão na base da Receita Federal. Faço a declaração referente ao ano de 2020 normalmente?"
Sim. As declarações que caíram em malha não impedem o envio das declarações seguintes. Mas, pode ocorrer de, havendo restituição na declaração de 2020 e a Receita não aceitar suas retificações de 2019, o valor ser retido para compensar os impostos devidos na declaração anterior.
Este vídeo pode te interessar
BLOG DO IR
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.