Fim de ano é tempo de renovar votos, fazer planos, e, claro, de muitos pedidos especiais. Como os Tribalistas expressam na música "Aliança", é tempo "Véu e grinalda, lua de mel, chuva de arroz e tudo depois". Seja um noivado cheio de emoção, o casamento tão esperado ou ainda o início de um namoro, as alianças ganham destaque. Afinal, o que combina mais com as luzes de Natal e os fogos da virada do que o brilho de um anel? Se você está planejando surpreender alguém especial, confira as nossas indicações de alianças para cada tipo de compromisso.
Qual é a importância da aliança?
A aliança é hoje um símbolo universal de união. De acordo com a revista Brides, o mais antigo periódico de casamentos dos Estados Unidos, na Roma Antiga, as alianças foram usadas para afirmar amor e obediência mútuos, ou ainda firmar uma espécie de contrato de negócios. Estes foram derivados dos anéis Egípcios, em acessórios que refletiam o formato da lua e das estrelas, seu objeto de adoração.
No dedo anelar, acredita-se que a peça conecta-se diretamente ao coração por meio da "vena amoris" — a veia do amor. Cada tipo de compromisso, no entanto, tem suas particularidades, o que se reflete no design, no material e na simbologia do anel.
- Namoro: Representa um amor em construção e, por isso, costuma ser mais simples, geralmente em prata ou titânio. Ela fica no dedo anelar da mão direita.
- Noivado: É a transição para o casamento e tende a ser mais sofisticado. Pode incluir pedras preciosas, como diamantes, e detalhes elaborados. É utilizada no dedo anelar da mão direita.
- Casamento: Marca a união oficial e, tradicionalmente, é um anel de ouro. Sua simplicidade reflete a força e a pureza do laço matrimonial. É tradição usá-la no dedo anelar da mão esquerda após a cerimônia de casamento.
Ideias para as alianças
Aliança de namoro
Aliança de noivado
Aliança de casamento
Como medir o anel?
Medir o tamanho correto do anel é essencial para evitar trocas ou desconforto. Confira as principais formas de descobrir a numeração:
Usar um anel existente: Pegue um anel que a pessoa já usa e meça o diâmetro interno com uma régua ou passe em uma joalheria para verificar o tamanho.
Fita de papel: Enrole uma fita de papel no dedo anelar, marque a junção e meça o comprimento. Depois, compare com tabelas disponíveis online, como essa:
Aplicativos: Existem vários aplicativos disponíveis na App Store ou Google Play que ajudam a medir o tamanho do seu dedo para anel. Um dos que indicamos é o "Ring Sizer": nele, basta pegar um anel, alinhá-lo ao círculo indicado no aplicativo e pronto. O tamanho da sua aliança irá aparecer.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.