
O cabelo cacheado e crespo tem características únicas, símbolos de identidades próprias, de beleza e poder. No entanto, eles tem maior propensão ao ressecamento devido à curvatura dos fios, que dificulta a distribuição da oleosidade natural e demanda um cuidado mais atento. Especialmente no verão, os reparos precisam ser redobrados, já que fatores como sol, água do mar e piscina podem afetar a saúde capilar.
Nesse período, muitas vezes percebemos fios danificados, ressecados ou com pontas espigadas. Felizmente, existem formas eficazes de recuperar a vitalidade dos cachos e se preparar para o próximo banho de mar. Confira como proteger e restaurar os fios!
Como proteger os cabelos cacheados e crespos no verão?
A melhor forma de evitar danos é prevenindo. Durante o verão, alguns hábitos ajudam a minimizar os efeitos do calor, do sal e do cloro, como:
1. Aplicar creme de pentear com proteção UV para blindar os fios contra o sol
2. Usar óleo capilar antes de entrar na água do mar ou piscina, criando uma barreira protetora
3. Enxaguar os cabelos com água doce logo após o contato com a água salgada ou clorada
4. Lavar os fios com shampoos hidratantes, que preservem a oleosidade natural
5. Prender os cabelos com suavidade e evitar penteados muito apertados.
Cabelo poroso, ressecado ou com ponta espigada?

Após a exposição ao sol, é comum notar os seguintes problemas:
- Ressecamento: causado pela perda de hidratação devido ao calor intenso e ao sal da água do mar;
- Pontas espigadas e duplas: resultado da fragilidade dos fios após a exposição contínua ao sol e químicos da piscina;
- Cabelos porosos e sem brilho: devido à alteração de pH, perda de massa e nutrientes essenciais;
Como recuperar os fios ressecados?
Para manter a saúde do cabelo em dia, é essencial apostar em um cronograma capilar com hidratação, nutrição e reconstrução. Mas se o seu cabelo sofre apenas de ressecamento, pode ser tratado com uma boa hidratação e rotina de cuidados. No entanto, se o seu cabelo ficou poroso, vale investir primeiro em acidificantes, para ajudar a equilibrar o pH e selar as cutículas, e produtos de reconstrução para que os fios ganhem massa.
O uso de óleos vegetais também é essencial para restaurar a maciez e o brilho. Por fim, se suas pontas estão espigadas, vale considerar um corte para remover as pontas ressecadas. Um bom corte realça o formato dos cachos e facilita a rotina de cuidados.
Como fazer umectação pós praia?

A exposição ao sol, vento, água salgada e cloro pode ressecar os fios, tornando-os opacos, ásperos e quebradiços. Segundo este guia, a umectação, feita com óleos vegetais, ajuda a repor a nutrição, restaurar a maciez e reduzir o frizz.
Para fazê-la, basta escolher óleos com componentes como o coco, rícino ou argan e aplicar nos fios secos (preferencialmente durante a noite para deixar o produto agindo). Após isso, use um shampoo suave para remover o excesso de óleo e finalize com condicionador. Faça de 1 a 2 vezes por semana no verão e mantenha os cabelos nutridos.
O que é acidificação?
Mencionada anteriormente, esta é uma ótima técnica para tratar cabelos pós-praia, especialmente se os fios estiverem porosos, ressecados e com frizz. De acordo com artigo publicado da L'óreal Paris, o procedimento ajuda a equilibrar o pH, de forma que atua na selagem das cutículas e recuperação da maciez.
Diferentemente da umectação, a acidificação é feita com os fios limpos e úmidos, agindo de 5 a 10 minutos e finalizando com o condicionador. Pode ser feita 1 vez por semana ou sempre que sentir os fios muito ásperos e sem alinhamento. Se o cabelo estiver muito ressecado, combine a acidificação com a umectação para melhores resultados
Mousse para cabelo cacheado: para que serve?
A mousse é um excelente finalizador para quem busca definir os cachos sem pesar. Ela dá volume e fixação leve aos fios, além de ajudar a reduzir o frizz. Muito indicado para quem quer um visual mais natural e solto.
Cuidados específicos para cabelo cacheado masculino
Os homens também precisam de uma rotina de cuidados para evitar ressecamento e quebras. A dica é investir em shampoos suaves, hidratação semanal e finalizadores leves, como mousses e cremes para pentear. O uso de óleos também ajuda a manter os fios saudáveis e disciplinados.
Com os produtos e cuidados certos, é possível recuperar os fios e manter o cabelo cacheado bonito e saudável o ano todo.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.