
A prática de exercícios físicos, seja em casa, na academia ou ao ar livre, é fundamental para a manutenção da saúde e do bem-estar. De acordo com o Hospital Albert Einstein, referência em medicina de alta complexidade, afirma que a atividade "não só reduz a gordura corporal, mas também melhora o condicionamento físico, mantém o metabolismo adequado (e) amplia a massa muscular". No entanto, com rotinas cada vez mais aceleradas, os treinos em casa se destacam como uma alternativa mais prática e acessível. Para garantir que cada execução de movimento seja feita de maneira segura e eficiente, conversamos com o personal trainer Gean Ribeiro. Confira:
Treino em casa funciona?
Segundo o Personal Gean Ribeiro, "com consistência, boa alimentação e treino estruturado, dá para ganhar força, resistência, emagrecer e até hipertrofiar, dependendo do nível do seu treino". O especialista complementa a ideia ao destacar a chave de um bom treino:
Gean De Souza Ribeiro
Personal Trainer
O segredo está na intensidade, na progressão e na disciplina do aluno.
Dicas e cuidados para evitar lesões

Para manter o corpo saudável, é fundamental adotar práticas adequadas durante as atividades físicas. Nesse sentido, Ribeiro salienta 5 áreas que merecem maior atenção: o aquecimento, alongamento, postura, espaço disponível e equipamentos.
"No aquecimento e alongamento, eu sempre indico (a prática) antes e após o treino. Na postura, para evitar lesões, é essencial aprender a execução certa. No espaço em que se pratica, livre de objetos que possam causar quedas. Os equipamentos adequados, mesmo que seja com o peso do corpo. Se usar elásticos ou pesos, verificar sempre se estão em bom estado", afirma.
Recomendações de equipamentos para treino em casa
Para além do uso de equipamentos caseiros, como galões de água ou mochilas com sobrecarga, alguns itens acessíveis podem potencializar seu treino. São eles:
Quais exercícios são indicados para emagrecer?

Os treinos em casa podem ser muito eficientes na queima calórica, principalmente se forem combinados com uma alimentação equilibrada e orientados por um profissional.
"No emagrecimento são indicados exercícios aeróbicos como polichinelos, pular corda, burpees, corrida estacionária etc. A combinação destes contribuem para o gasto calórico efetivo", sugere o personal.
Já para quem está mais focado nos treinos de força, Gean Ribeiro indica "agachamentos e suas variações, afundo (e) flexões de braços". Ele pontua que esses "exercícios combinados entre multiarticulares e unilaterais auxiliam no ganho de força".
Quantas vezes por semana devo treinar?
O indicado pelo personal é começar com 3 a 4 vezes por semana. À medida em que se nota a progressão, essa frequência pode aumentar para 4 a 6 vezes por semana para alunos intermediários e avançados. Gean destaca também alguns pontos importantes:
-
01
Objetivo e nível de treinamento
A depender do seu nível, seja iniciante, intermediário ou avançado, ou ainda do objetivo, como ganho de massa muscular, emagrecimento ou fugir do sedentarismo, diferentes frequências e treinos podem ser indicadas.
-
02
Variação dos estímulos e grupos musculares
De acordo com estudo publicado no Brazilian Journal of Development (BJD), "a variabilidade é um dos princípios do treinamento e possui extrema importância no que diz respeito a aumentar a performance e potencializar os resultados".
-
03
Dias de descanso
Segundo o personal, independente da frequência do treino, é imprescindível incluir pausas na rotina: "o importante é ter pelo menos 1 ou 2 dias de descanso."
Dicas para manter a disciplina no treino em casa
- Defina um horário fixo para treinar, como se fosse um compromisso profissional
- Crie um ambiente agradável, com boa ventilação e espaço suficiente para os exercícios
- Tenha uma playlist animada para dar mais motivação
- Use roupas confortáveis e adequadas para o treino
- Estabeleça metas realistas e comemore cada avanço
Veja mais opções para treino em casa
Seja com uma corda, um tapetinho ou o peso do próprio corpo, o importante é começar e manter a constância. E, sempre que possível, contar com o apoio de um profissional para garantir um treino seguro e eficaz.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.