Jornalista de A Gazeta há 10 anos, está à frente da editoria de Esportes desde 2016. Como colunista, traz os bastidores e as análises dos principais acontecimentos esportivos no Espírito Santo e no Brasil

Título do Brasileirão consolida temporada histórica do Botafogo

Alvinegro conquista seu tricampeonato da principal competição nacional com vitória sobre o São Paulo e coroa o ano de 2024

O Botafogo é tricampeão do Campeonato Brasileiro
O Botafogo é tricampeão do Campeonato Brasileiro. Crédito: Thiago Ribeiro/Agif

2024: um ano histórico para o Botafogo. Uma semana após o Glorioso conquistar a Libertadores, mais uma taça desembarca na galeria alvinegra. Com a vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, neste domingo (8), no Nilton Santos, o Botafogo conquista o Campeonato Brasileiro pela terceira vez em sua história. 

A temporada alvinegra ainda não terminou, em breve o time disputa o Mundial de Clubes, mas o ano já está ganho. Dois títulos históricos no mesmo ano já coroa um 2024 de altíssimo nível. A vitória sobre o Tricolor Paulista consolidou a conquista do Brasileirão, mas é preciso destacar que se trata de um título que premia a regularidade. Ou seja, desde abril, o time comandado por Artur Jorge é o dono do melhor futebol do país, e ao longo de 38 rodadas construiu uma trajetória quase perfeita. 

Luiz Henrique, Savarino, Igor Jesus, Almada, Marlon Freitas, Gregore... não faltam jogadores de qualidade nesse elenco do Botafogo, mas o papel do técnico Artur Jorge precisa ser ressaltado. Porque ter muitos talentos não resolve um campeonato. O técnico português conseguiu montar um time equilibrado em todos os setores, fazendo o coletivo potencializar as individualidades de seus atletas. Mérito para poucos. 

E se em algum momento, o Botafogo flertou com o insucesso, o time soube virar a chave no momento certo. Atropelou o Palmeiras em pleno Allianz Parque, e deu uma resposta aos que ainda acreditavam que o time "não tinha psicológico". Depois disso ainda venceu o Internacional, até então melhor time do returno, fora de casa. Na reta final o Glorioso cresceu e hoje colhe os frutos do bom momento. 

Não há o que dizer, o título do Botafogo é incontestável. Que venha o Mundial, a famosa "Missão Impossível" para os times brasileiros nos últimos anos. Após a mudança do regulamento realizada pela Fifa, que colocou mais uma partida para o campeão da Libertadores, a situação fica mais complicada.  Na próxima quarta-feira (11), às 14h,o Alvinegro enfrenta o Pachuca. Se passar, encara o Al Ahly, e aí sim, se vencer, enfrenta o todo poderoso Real Madrid na final. Mas com essa boa fase do Botafogo está permitido sonhar.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.