O volume de vendas de veículos equipados com câmbio automático ou similar (automático, automatizado e CVT) é cada vez maior no mercado brasileiro. De acordo com uma pesquisa feita pela Karvi, plataforma que atua na negociação de carros usados entre as lojas e o cliente final, de janeiro a maio deste ano 63,5% dos automóveis de passeio e das picapes comercializadas no mercado nacional foram de veículos equipados com esse câmbio.
Esse volume é tão considerável que, para se ter uma ideia, entre os SUVs (compactos, médios, médios-grandes e de luxo) 94,8% das vendas foram de modelos automáticos nos cinco primeiros meses do ano.
Com isso, ter informação de como utilizar esse tipo de câmbio e como fazer a manutenção preventiva do jeito correto é fundamental para evitar problemas. E é isso o que eu venho listar, mostrando algumas situações que podem ajudar a conservar o carro.
-
01
Descidas íngremes
Em descidas muito íngremes, priorize o "freio motor" para não sobrecarregar o freio.
-
02
Revisão preventiva
A revisão preventiva deve ser realizada regularmente. Para se ter ideia, existem modelos que precisam trocar o óleo do câmbio a cada 40 mil quilômetros ou a cada quatro anos, o que ocorrer primeiro. Esse número varia de modelo para modelo, visto que em alguns, essa troca é feita com mais de 120 mil quilômetros. Por isso, atenção ao manual com as especificações do carro.
-
03
Carro em movimento
Se o carro estiver no modo automático, não mude a marcha com ele em movimento.
-
04
Neutro nas paradas
Não é preciso colocar o câmbio em N (neutro) a cada parada nos semáforos.
-
05
Ponto morto
Não engate o ponto morto com o veículo em movimento. Essa atitude aumenta o gasto de combustível.
-
06
Estacionar corretamente
Na hora de estacionar o veículo, a forma correta é: parar o carro, colocar no N, acionar o freio de estacionar, soltar o pé do freio e depois colocar no P.
-
07
Antes de desligar
A opção P deve ser acionada antes de desligar o veículo, principalmente no caso de estacionar em aclives ou descidas.
Seguindo essas orientações, com certeza você evitará surpresas e prejuízos relacionados ao câmbio automático de seu automóvel.
Este vídeo pode te interessar
LEIA MAIS EM MOTOR
Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.