Você que me acompanha por aqui e em minhas redes sociais sabe o quanto pondero e levanto ressalvas em relação aos carros elétricos. O primeiro aspecto é que falta informação clara sobre a produção das baterias e também falta clareza relacionada ao descarte e reciclagem dessas baterias, visto que o principal apelo para mudança de veículos a combustão para elétricos é justamente a questão ambiental. E, por último, também sinto que falta infraestrutura para abastecer esse tipo de veículo nas cidades.
Independentemente disso, é fundamental sermos conscientes de que veículos híbridos e elétricos já fazem parte do presente. Dessa forma, entendo que é importante para nós, apaixonados por carros, passarmos a conhecer melhor sobre esse tipo de produto e o que cada montadora tem feito visando atender melhor o público.
Nos últimos dias, a Mercedes-Benz de Vitória me chamou para testar o EQC 400 4Matic. Confesso a você, amigo leitor, que foi uma satisfação tremenda para mim, já que sou fã de carteirinha da marca.
Na ocasião do convite, eu já tinha programada uma viagem para a região de Pedra Azul, mais precisamente para Aracê, que é uma linda vila que faz parte do município de Domingos Martins.
A primeira impressão sobre o EQC é relacionada ao design. Como característico da marca alemã, as linhas do carro são sutis sem perder a robustez. E, falando em robustez, o espaço interno do EQC é bastante generoso, oferecendo total conforto tanto para o motorista quanto para os passageiros.
Saí de Vitória com autonomia de 340 quilômetros, sendo que o total, de acordo com a montadora, são de 400 quilômetros. De imediato, já senti toda a segurança do veículo, um aspecto que exemplifica isso é o ajuste automático do cinto de segurança.
Ainda falando de segurança, o veículo conta com várias câmeras que geram visibilidade de 360⁰. E um detalhe legal sobre essa tecnologia é que o carro da frente é tido como referência, fazendo com o que o EQC o acompanhe e freie sozinho, baseando-se no automóvel que está na frente.
Além disso, para pistas em boas condições, o veículo avisa o tempo inteiro sobre as faixas que dividem uma mão da outra, deixando o volante mais pesado caso o carro esteja saindo da pista. Um alarme sonoro e um aviso no computador de bordo são ativados.
Não da para deixar passar batida a experiência relacionada à potência. O EQC conta com dois motores elétricos assíncronos, ou seja, independentes. Eles são capazes de gerar 300 KW que equivale a algo em torno de 408 cavalos de potência.
De acordo com a marca, o SUV alcança 100 km/h em ótimos 5,1 segundos e tem velocidade máxima de 180 quilômetros por hora que é limitada eletronicamente. Traduzindo para a experiência em si, eu que sou fã de ronco de motor, nem senti falta dessa característica ao conduzir essa máquina que traz toda potência para fazer ultrapassagens em segurança.
O modelo testado sai a R$ 548 mil, incluindo a instalação do wallbox, o ponto de recarga da bateria.
E você, já dirigiu um veículo 100% elétrico?
Abaixo, segue algumas informações técnicas bastante interessantes:
MOTORES ELÉTRICOS
- Potência: 204 cv (dianteiro)
- Torque: 38,75 kgfm (dianteiro)
- Potência: 204 cv (traseiro)
- Torque: 38,75 kgfm (traseiro)
- Potência combinada: 408 cv
- Torque combinado: 77,5 kgfm
- Autonomia: 400 km
- Capacidade de bateria: 80 kWh
- Consumo elétrico: 20,8 kWh/100 km
TRANSMISSÃO
- Tração: integral sob demanda
- Câmbio: automático
- Marchas: 1
DIMENSÕES
- Comprimento: 4.761 mm
- Largura: 1884 mm
- Distância entre-eixos: 2873 mm
- Altura: 1624 mm
- Bitola dianteira: 1625 mm
- Bitola traseira: 1615 mm
- Porta-malas: 500 litros
- Carga útil: 445 kg
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