A coluna traz uma análise do mercado automotivo, com tendências do segmento, panorama, dicas e orientações. Tem como público-alvo o cliente que compra carro, quer trocar de veículo ou quer tirar dúvida sobre a manutenção desse bem, além de leitores apaixonados pelo tema. O perfil nas redes sociais é @gabrieldeoliveirapersonalcar

A incrível experiência de condução do Mercedes-Benz EQC 400

Os dois motores elétricos assíncronos, ou seja, independentes, são capazes de gerar 300 KW, que equivale a algo em torno de 408 cavalos de potência

Vitória
Publicado em 01/09/2022 às 01h59
Mercedes-Benz EQC 400
A primeira impressão sobre o EQC é relacionada ao design. Como característico da marca alemã, as linhas do carro são sutis sem perder a robustez. Crédito: Arquivo Pessoal

Você que me acompanha por aqui e em minhas redes sociais sabe o quanto pondero e levanto ressalvas em relação aos carros elétricos. O primeiro aspecto é que falta informação clara sobre a produção das baterias e também falta clareza relacionada ao descarte e reciclagem dessas baterias, visto que o principal apelo para mudança de veículos a combustão para elétricos é justamente a questão ambiental. E, por último, também sinto que falta infraestrutura para abastecer esse tipo de veículo nas cidades.

Independentemente disso, é fundamental sermos conscientes de que veículos híbridos e elétricos já fazem parte do presente. Dessa forma, entendo que é importante para nós, apaixonados por carros, passarmos a conhecer melhor sobre esse tipo de produto e o que cada montadora tem feito visando atender melhor o público.

Mercedes-Benz EQC 400
O espaço interno do EQC é bastante generoso, oferecendo total conforto tanto para o motorista quanto para os passageiros. Crédito: Arquivo Pessoal

Nos últimos dias, a Mercedes-Benz de Vitória me chamou para testar o EQC 400 4Matic. Confesso a você, amigo leitor, que foi uma satisfação tremenda para mim, já que sou fã de carteirinha da marca.

Na ocasião do convite, eu já tinha programada uma viagem para a região de Pedra Azul, mais precisamente para Aracê, que é uma linda vila que faz parte do município de Domingos Martins.

Mercedes-Benz EQC 400
O teste-drive da Mercedes-Benz EQC 400 foi realizado na região de Pedra Azul, na região Serrana do Espírito Santo. Crédito: Arquivo Pessoal

A primeira impressão sobre o EQC é relacionada ao design. Como característico da marca alemã, as linhas do carro são sutis sem perder a robustez. E, falando em robustez, o espaço interno do EQC é bastante generoso, oferecendo total conforto tanto para o motorista quanto para os passageiros.

Saí de Vitória com autonomia de 340 quilômetros, sendo que o total, de acordo com a montadora, são de 400 quilômetros. De imediato, já senti toda a segurança do veículo, um aspecto que exemplifica isso é o ajuste automático do cinto de segurança.

Mercedes-Benz EQC 400
O Mercedes-Benz EQC 400 traz toda potência para fazer ultrapassagens em segurança. Crédito: Arquivo Pessoal

Ainda falando de segurança, o veículo conta com várias câmeras que geram visibilidade de 360⁰. E um detalhe legal sobre essa tecnologia é que o carro da frente é tido como referência, fazendo com o que o EQC o acompanhe e freie sozinho, baseando-se no automóvel que está na frente.

Além disso, para pistas em boas condições, o veículo avisa o tempo inteiro sobre as faixas que dividem uma mão da outra, deixando o volante mais pesado caso o carro esteja saindo da pista. Um alarme sonoro e um aviso no computador de bordo são ativados.

Não da para deixar passar batida a experiência relacionada à potência. O EQC conta com dois motores elétricos assíncronos, ou seja, independentes. Eles são capazes de gerar 300 KW que equivale a algo em torno de 408 cavalos de potência.

De acordo com a marca, o SUV alcança 100 km/h em ótimos 5,1 segundos e tem velocidade máxima de 180 quilômetros por hora que é limitada eletronicamente. Traduzindo para a experiência em si, eu que sou fã de ronco de motor, nem senti falta dessa característica ao conduzir essa máquina que traz toda potência para fazer ultrapassagens em segurança.

Mercedes-Benz EQC 400
Falando de segurança, o veículo conta com várias câmeras que geram visibilidade de 360⁰. Crédito: Arquivo Pessoal

O modelo testado sai a R$ 548 mil, incluindo a instalação do wallbox, o ponto de recarga da bateria.

E você, já dirigiu um veículo 100% elétrico?

Abaixo, segue algumas informações técnicas bastante interessantes:

MOTORES ELÉTRICOS

  • Potência: 204 cv (dianteiro)
  • Torque: 38,75 kgfm (dianteiro)
  • Potência: 204 cv (traseiro)
  • Torque: 38,75 kgfm (traseiro)
  • Potência combinada: 408 cv
  • Torque combinado: 77,5 kgfm
  • Autonomia: 400 km
  • Capacidade de bateria: 80 kWh
  • Consumo elétrico: 20,8 kWh/100 km

TRANSMISSÃO

  • Tração: integral sob demanda
  • Câmbio: automático
  • Marchas: 1
Mercedes-Benz EQC 400
O Mercedes-Benz EQC 400 alcança 100 km/h em 5,1 segundos e tem velocidade máxima de 180 quilômetros por hora que é limitada eletronicamente. Crédito: Arquivo Pessoal

DIMENSÕES

  • Comprimento: 4.761 mm
  • Largura: 1884 mm
  • Distância entre-eixos: 2873 mm
  • Altura: 1624 mm
  • Bitola dianteira: 1625 mm
  • Bitola traseira: 1615 mm
  • Porta-malas: 500 litros
  • Carga útil: 445 kg
Mercedes-Benz EQC 400
O Mercedes-Benz EQC 400 tem 400 quilômetros de autonomia, de acordo com a montadora. Crédito: Arquivo Pessoal

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Mercado Automotivo Mercedes-Benz

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.