Tenho falado nas minhas três últimas colunas sobre atendimento de pós-venda. Normalmente esse setor é o mais complicado do mercado automotivo, visto que as concessionárias passam bastante dificuldade de gerar boa experiência ao cliente, por se tratar de situações normalmente relacionadas a problemas e gasto financeiro.
Uma dúvida recorrente é sobre revisar o carro na autorizada da marca ou numa oficina particular de confiança. Este é o meu assunto desta coluna. E vale frisar que estarei considerando o veículo fora da garantia de fábrica. Isso porque, se o automóvel estiver na garantia, não há a menor dúvida em relação a essa situação, já que é fundamental que a revisão seja feita na autorizada da marca.
Quando a revisão do automóvel é feita na concessionária, seguindo todas as especificações da montadora, naturalmente esse veículo se mantém mais valorizado e você, como consumidor, tem a certeza de que as peças colocadas são de qualidade. Além da mão de obra ser qualificada e preparada para mexer em seu carro.
Em contrapartida, o custo dessa revisão é maior. Não há um percentual exato dessa diferença pois isso varia muito de marca para marca e de modelo para modelo.
Porém, quando o carro é revisado na concessionária, o investimento feito para manter o carro em dia acaba sendo recuperado, visto que no mercado esse veículo será muito bem visto aos olhos de quem quer comprar.
Um ponto fundamental nesse aspecto é a qualidade do serviço prestado, tanto pela concessionária quanto pela oficina particular. E falando de qualidade vale lembrar também sobre honestidade nesse serviço.
Infelizmente é comum tanto oficinas particulares quanto concessionárias inventarem problemas para que o cliente gaste mais. Minha sugestão é fazer sempre, no mínimo, dois orçamentos para que as informações sejam confrontadas.
As manutenções precisam, necessariamente, ser feitas integralmente como é orientado pela montadora. Trocando todos os itens que são necessários para que o carro esteja em dia, possibilitando que ele rode em perfeito estado.
Além disso, é essencial que as notas de serviço sejam devidamente guardadas para que o bom histórico do veículo seja comprovado visando à venda no futuro. O mesmo vale para os carimbos de manutenção no manual de revisões.
E você? Prefere revisar seu carro na concessionária ou em uma oficina particular de confiança? Conte pra mim, nas minhas redes sociais ou pelo meu e-mail [email protected].
Este vídeo pode te interessar
LEIA MAIS EM MOTOR
Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.