Muito tem se falado sobre o preço dos carros. E vou ser bem sincero ao dizer que, em 16 anos de mercado automotivo, é a primeira vez que vejo esse assunto ser tão abordado. Afinal, faz todo sentido esse alarde, visto que os carros subiram de preço drasticamente devido à crise dos semicondutores, consequência direta da pandemia do novo coronavírus.
Contudo, vejo que muita informação errada tem sido divulgada nas redes sociais. E é exatamente por isso que decidi elaborar esta coluna, trazendo informações corretas no que diz respeito ao que está acontecendo no mercado automotivo.
Nos últimos dias, o governo federal anunciou um desconto de 18,5% sobreo Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis zero quilômetro. Isso foi o suficiente para que informações equivocadas fossem disparadas no mercado.
Veja bem: não existe possibilidade do preço dos carros zero quilômetro sofrer reajuste de 25% para baixo só por conta dessa ação do governo. Muitas pessoas têm falado isso, porém essa é uma informação equivocada.
Aliás, na coluna do dia 27 de janeiro, fiz um texto explicando quais impostos fazem parte da composição do preço de um carro zero quilômetro, e explico, inclusive, como funciona o IPI no preço dos carros.
Sendo assim, fiz uma simulação com valores fictícios, mas que já mostram como é feito esse cálculo para que você tenha a informação correta e entenda o real desconto que será dado na compra do veículo.
VEÍCULO FLEX ABAIXO DE 2 MIL CILINDRADAS
- Preço do carro: R$ 100 mil
- IPI cheio: 7% (R$ 7 mil)
- Desconto de 18,5% sobre o IPI: nesse caso, o desconto é de R$ 1.295, ou seja, 18,5% sobre os R$ 7 mil
- Preço do carro com desconto de IPI: R$ 98.705
VEÍCULO IMPORTADO
- Preço do carro: R$ 300 mil
- IPI cheio: 30% (R$ 90 mil)
- Desconto de 18,5% sobre o IPI: nesse caso, o desconto é de R$ 16.650, ou seja, 18,5% sobre os R$ 90 mil.
- Preço do carro com atual desconto de IPI: R$ 283.350
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